"NA MINHA TERRA SÓ TEM MACHO!" UM ESTUDO DO ESTEREÓTIPO DE GAÚCHO À LUZ DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO

  • Poliana Miranda Sampaio Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Adilson Ventura Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Palavras-chave: Linguagem, Discurso, Direito, Família, Langage, Discours, Droit, Famille.

Resumo

Este trabalho filia-se à Semântica do Acontecimento, desenvolvida por Eduardo Guimarães. Esta teoria entende que a linguagem não é transparente, os sentidos não são fixos, pré-estabelecidos, mas se constituem no acontecimento. Considerando-se isso, o objetivo deste trabalho será analisar o modo como o(s) sentido(s) de gaúcho é constituído em piadas brasileiras, observando-se como a linguagem identifica o sujeito e contribui para a construção do humor e do estereótipo. A escolha deste tema se deu por se perceber que as piadas propagam, de forma lúdica, estereótipos de sujeitos. Os procedimentos enunciativos de produção de sentido – a reescrituração e a articulação – assim como a elaboração de um DSD (Domínio Semântico de Determinação) foram utilizados como procedimentos metodológicos neste trabalho.Résumé:Cette étude se propose à analyser le langage juridique et les processus d'interprétation qui sont produir à propos du texte juridique-législatif. Inscrit d'une part, dans les sciences du langage et, d'autre part, dans les sciences juridiques, l'objectif de ce travail est d'investiguer le fonctionnement du discours juridique dans les rapports familiaux homoafecttives et de comprendre comment la matérialité de la loi, et les interprétations qui en découlent, signifient des rapports homoaffectives dans le cadre du droit de la famille.

Biografia do Autor

Poliana Miranda Sampaio Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS). Advogada e Pedagoga. Professora Universitária do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação
Adilson Ventura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Professor Adjunto da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, do Programa de Pós Graduação em Linguística - PPGLin e do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (2001), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (2012). E atua principalmente nas áreas de Semântica da Enunciação e Análise de Discurso. Participa do grupo de pesquisa Semântica do Acontecimento (Unicamp)

Referências

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 set. 2017.

___. LEI No 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm. Acesso em: 09 set. 2017.

DIAS, M. B. Homoafetividade e os Direitos LGBT. 6. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

MASSMANN, D.; BRASIL, P. Mulher e vulnerabilidade no direito brasileiro: uma questão de sentidos. In: BERTOLIN, P. T. M.; ANDRADE, D. A. de; MACHADO, M. S. Mulher, Sociedade e Vulnerabilidade. Erechim: Deviant, 2017.

MASSMANN, D. A homoafetividade no discurso jurídico. RUA [online]. 2012, no. 18. Volume 1. Disponível em: http://www.labeurb.unicamp.br/rua/. Acesso em 06 set. 2017.

ORLANDI, E. P. Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1994.

___. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2004

___. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes Editora, 6ª edição, 2011.

___. A materialidade do gesto de interpretação e o discurso eletrônico. In: DIAS, C. Formas de mobilidade no espaço e-urbano: sentido e materialidade digital [online]. Série e-urbano. Vol. 2, 2013. Disponível em: http://www.labeurb.unicamp.br/livroEurbano/ . Acesso em 06 set. 2017.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. 3. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

___. O discurso: Estrutura ou acontecimento. 5.ed. Campinas, SP: Pontes, 2008.

___. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5.ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014.

PRADO, L. Rs. Argumento Analógico em Matéria Penal. In: Revista de Ciências Jurídicas nº 01,1997.

SANTOS, A. de M. P. Linguagem, psicanálise e direito: o declínio do nome-do-pai nas relações familiares. Três Corações, MG: Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, 2010.

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Almeida, P. M. S., & Ventura, A. (2018). "NA MINHA TERRA SÓ TEM MACHO!" UM ESTUDO DO ESTEREÓTIPO DE GAÚCHO À LUZ DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (7). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i7.316