REDES DE RESISTÊNCIA E REVOLTA

  • Allan Strottmann Kern Universidade do Vale do Sapucaí
Palavras-chave: Discurso, espaço urbano, movimentos sociais, linguagem, tecnologia.

Resumo

Esta reflexão se inscreve na base teórica e metodológica da análise de discurso (proposta nos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi) a fim de interrogar a constituição de movimentos sociais na confluência dos espaços virtuais e urbanos. Nessa perspectiva, consideramos a internet e a cidade como espaços simbólicos onde as relações sociais significam em sua historicidade, mediante processos discursivos (e ideológicos) que se manifestam em diferentes formas de linguagem, cada qual com sua própria forma material. Assim, nosso objetivo principal ao longo deste percurso teórico-analítico foi delinear certas contradições que cercam a chamada “sociedade em rede”. A partir da análise de dois cartazes de protesto fotografados no Brasil em junho de 2013, nos questionamos sobre o modo como o sujeito contemporâneo utiliza as tecnologias digitais em gestos de insubmissão contra as instituições, em atos simbólicos que podem ser definidos ora como resistência, ora como revolta/rebelião.

Biografia do Autor

Allan Strottmann Kern, Universidade do Vale do Sapucaí
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí.

Referências

CASTELLS, M. [2012] Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

DEBORD, G. [1967] A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DIAS, C. [2008] Da corpografia: ensaio sobre a língua/escrita na materialidade digital. Santa Maria: UFSM/PPGL.

_______. [2011] e-Urbano: a forma material do eletrônico no urbano. In: Dias, C. (org.) E-urbano [online]. Campinas: Labeurb-Nudecri/Unicamp.

NUNES, J. H. [2013] Marchas Urbanas: das redes sociais ao acontecimento. In: Petri, V. e Dias, C. (orgs.). Análise de Discurso em Perspectiva. Santa Maria: UFSM.

OLSON, P. [2012] Nós Somos Anonymous: por dentro do mundo dos hackers. Barueri: Novo Século, 2013.

ORLANDI, E. P. [1992] As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas: Unicamp, 2007.

_____________. [2011] Língua, comunidade e relações sociais no espaço digital. In: Dias, C. (org.) E-urbano [online]. Campinas: Labeurb-Nudecri/Unicamp.

_____________. [2012a] Por uma teoria discursiva da resistência do sujeito. In: Discurso em análise. Campinas: Pontes.

_____________. [2012b] Sentidos em fuga: efeitos da polissemia e do silêncio. In: Carroza, G. [et. al.] (orgs.). Sujeito, sociedade, sentidos. Campinas: RG.

PÊCHEUX, M. [1969] Análise automática do discurso. In: Gadet, F. e Hak, T. Por uma análise automática do discurso. Campinas: Unicamp, 2010.

____________. [1975] Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 2009.

____________. [1983] O discurso: estrutura ou acontecimento? 5ª ed. Campinas: Pontes, 2008.

SAUSSURE, F. [1916] Curso de linguística geral. 27ª ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

Publicado
2014-10-24
Como Citar
Kern, A. S. (2014). REDES DE RESISTÊNCIA E REVOLTA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (1). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i1.3