CORPO E ESCRITA: UMA DISCUSSÃO SOBRE AUTORIA E MILITÂNCIA

  • Aline Fernandes de Azevedo Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Corpo, escrita, análise de discurso, autoria, militância.

Resumo

Neste artigo, discorremos sobre uma prática de escrita no corpo na qual aimpressão de enunciados sobre a pele aparece como forma de reivindicaçãosocial e luta política. Para tanto, construímos um dispositivo de leitura emontagem de corpus que se sustenta nos pressupostos da Análise de Discurso franco  - brasileira. Nosso objetivo é discutir em que medida a escrita comoreivindicação do corpo próprio, presentificada em uma série de enunciados que circularam em manifestações pela humanização do parto, pode ser consideradaum gesto de autoria e militância frente à medicalização e à instrumentalizaçãodo corpo da mulher.

Biografia do Autor

Aline Fernandes de Azevedo, Universidade Estadual de Campinas
Pesquisadora CAPES/PNPD no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Doutora em Linguística pela mesma instituição e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Referências

BENJAMIN, W. Um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Carlos Barbosa e Hemerson Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.

DELEUZE, G. ; GUATTARI, F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 1996.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

LACAN, J. O seminário - livro 11: quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1998.

NUNES, J. H. Marchas urbanas: das redes sociais ao acontecimento. In: PETRI, V. DIAS, C. Análise de Discurso em Perspectiva. Teoria, método e análise. Santa Maria: Ed. UFSM, 2013.

ORLANDI, E. P. Segmentar ou recortar? In: Linguística: questões controvérsias. Publicação do curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Letras das Faculdades de Uberaba, 1984.

_____________. (Org.). Cidade Atravessada: Os sentidos públicos no espaço urbano. Campinas (São Paulo): Pontes, 2001.

_____________. Discurso e Texto: formulação e circulação de sentidos. 2. ed. Campinas (São Paulo): Pontes, 2005.

_____________. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas (São Paulo): Pontes, 2007.

_____________. Discurso em Análise. Sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Ed. Pontes, 2012.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E.P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

____________. Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.

____________. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas (São Paulo): Pontes, 2009.

____________. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Campinas (São Paulo): Pontes, 2011.

ROMÃO, L. ; BENEDETTI, C. A navegação do sujeito no discurso jornalístico impresso e eletrônico. In: Verso e Reverso. São Leopoldo, v. 22, 2008. Disponível em: www.revistas.univerciencia.org/index.php/versoereverso/article/view/5757. Acesso em 04 de fev. 2014.

Publicado
2014-10-24
Como Citar
Azevedo, A. F. de. (2014). CORPO E ESCRITA: UMA DISCUSSÃO SOBRE AUTORIA E MILITÂNCIA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (1). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i1.2