A PRÁTICA DISCURSIVA PUBLICITÁRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO

  • Jairo da Silva e Silva Professor Efetivo na área de Letras no Instituto Federal do Pará (Campus Abaetetuba) e Mestrando em Letras - Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Pará. http://orcid.org/0000-0003-0427-7237
Palavras-chave: prática discursiva, publicidade, ensino superior privado, Discursive practice, Advertising, Private higher education.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar o processo discursivo de transformação da educação em produto de consumo, enunciado em anúncios publicitários de instituições superiores privadas atuantes na Amazônia brasileira, sob a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso de linha francesa. Para isso, apreenderemos os efeitos de sentidos produzidos nos anúncios publicitários destas instituições privadas de ensino superior, pontuando os lugares em que se posicionam os sujeitos que enunciam estes dizeres, perpassando tanto pelos movimentos da memória discursiva, quanto por formações discursivas que agenciam os dizeres sobre a educação superior. Abstract: This article has as main objective to analyze the discursive process of transformation of the education in product of consumption, enunciated in advertisements of superior private institutions operating in the Brazilian Amazon, under the theoretical-methodological perspective of the Discourse Analysis of French line. To this end, we will apprehend the effects of meanings produced in the advertisements of these private institutions of higher education, punctuating the places in which the subjects that enunciate these utterances stand out, permeating both the interdiscursivity movements and discursive formations that deal with the higher education.

Biografia do Autor

Jairo da Silva e Silva, Professor Efetivo na área de Letras no Instituto Federal do Pará (Campus Abaetetuba) e Mestrando em Letras - Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Pará.
Professor Efetivo da área de Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal do Pará (Campus Abaetetuba), Mestrando em Letras - Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Pará, onde pesquisa acerca da Análise do discurso sobre a mercantilização da educação superior em Instituições de Ensino Privadas. Autor do livro É o guerreiro da galera! Discurso e identidade indígena na aparelhagem tuxaua. Itacaiúnas, 2016.

Referências

ATEM, Guilherme Nery; AZEVEDO, Sandro Tôrres de. A Ciberpublicidade: ensaio de sociossemiótica. In: TEIXEIRA, Lucia; CARMO JR, José Roberto (Orgs.). (Org.). Linguagens na cibercultura. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014, v. 1, p. 1-25.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: RJ. Zahar, 2006.

CABRAL, Guilherme Perez. Olha aí freguesia! Vende-se ensino superior, venha

conferir! UOL Educação, São Paulo, 23 nov. 2015. Disponível em:<http://educacao.uol.com.br/colunas/guilherme-cabral/2015/11/23/olha-ai-freguesiavende-se-ensino-superior-venha-conferir.htm>. Acesso em: 10 fev. 2017.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 3. ed. 7 imp. São Paulo: Ática, 2006.

CORACINI, Maria José. O discurso publicitário sobre escolas de línguas e a constituição da identidade. Letras & Letras, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 53-74, jan./jun. 2003.

GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. Análise do Discurso e mídia: a reprodução das identidades. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, Vol. 4, nº 11, 2007.

MAGALHAES, Izabel. Análise do Discurso Publicitário. Revista da ABRALIN, v. 4, p. 231-260, 2005.

MÉSZÁROS, Ivan. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2003.

SANFELICE, José Luís. Pós-modernidade, globalização e educação. In: LOMBARDI, José Claudinei. (Org.), Globalização, pós-modernidade e educação. Campinas: Autores associados, 2001.

Publicado
2017-12-22
Como Citar
Silva, J. da S. e. (2017). A PRÁTICA DISCURSIVA PUBLICITÁRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (6). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i6.176