A PROFISSÃO LINGUISTA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE BACHARELADO:

uma análise histórico-discursiva

  • Giovanna de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Juciele Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luciana Nogueira Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Análise do discurso, História das ideais linguísticas, linguista, profissão

Resumo

Neste trabalho, filiado à Análise de Discurso  no entremeio com a História das Ideias Linguísticas, buscamos compreender como são produzidos os efeitos de sentido da profissão linguista no âmbito das ciências da linguagem, a partir de dois projetos pedagógicos de cursos de bacharelado em Linguística, de duas instituições paulistas: UFSCar e Unicamp. Partimos, assim, de uma descrição e análise de como, nesses documentos (textos), são projetados sentidos sobre o linguista e sua formação para o trabalho com a linguagem. Os conceitos de arquivo e de recorte são centrais para o desenvolvimento das análises. Com isso, este estudo se volta para a questão de como a profissão linguista é definida em diferentes condições de produção do saber metalinguístico disciplinarizado na atualidade.

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
de Oliveira, G., Pereira, J., & Nogueira, L. (2024). A PROFISSÃO LINGUISTA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE BACHARELADO: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1260