ARTE E EDUCAÇÃO:

algumas reflexões sobre o uso de tecnologias e da internet na sala de aula

  • Venerson Cardoso Capuano Fontellas UNB/ USP
Palavras-chave: Arte e educação; tecnologias digitais; acesso à internet.

Resumo

O uso das tecnologias digitais, bem como o próprio uso da internet no contexto da educação básica e, mais especificamente, das aulas de arte, passa por questões problemáticas das mais diversas, tais como: o que pode e o que não pode em relação ao ensino de arte a partir de tecnologias digitais e da internet? Como utilizar os recursos tecnológicos e a internet de forma significativa? As escolas de fato têm acesso aos aparatos tecnológicos e à internet? As perguntas em torno da temática são muitas, contudo, é preciso considerar que a própria produção de Artes Visuais engloba o uso de tecnologias. Assim sendo, não oportunizar o acesso às diferentes formas de visualidades parece ser um equívoco. Mesmo porque compreende-se a educação por um viés ativo e de formação da criticidade e da autonomia, o que nos leva a refletir que as aulas de qualquer que seja o componente curricular devem oportunizar aprendizagens das mais diversas. Por fim, não é possível analisar qualquer que seja o aspecto da educação brasileira sem adentrar nas suas mazelas, ou seja, é preciso ver o cenário estrutural que ainda é enfraquecido em relação à formação superior e continuada de professores que não são nativos digitais, diferentemente dos alunos que ora ensinam, a chamada geração Z.

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
Cardoso Capuano Fontellas, V. (2024). ARTE E EDUCAÇÃO: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1226