TECNOLOGIAS ASSISTIVAS FACE À DEFICIÊNCIA AUDITIVA:

desafios no Atendimento Educacional Especializado

  • Micaele Pereira Santos UNIVÁS
  • Jenifer Rosa Ferreira
  • Diego Henrique Pereira
  • Juliana Benedita Costa Tobias Negrão
  • Marcelo Augusto Scudeler
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Surdez; Deficiência auditiva; Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

No âmbito da inclusão no espaço educacional, há diretrizes constitucionais que buscam criar ambientes promotores da participação de todos, assegurando o direito ao ensino comum para toda pessoa por meio dos princípios da inclusão. Nesse contexto, torna-se crucial que o público da educação especial, por meio de recursos pedagógicos de acessibilidade, tenha a oportunidade de participar ativamente de todas as atividades no contexto escolar. A pessoa surda, seja com perda profunda, impedindo a audição ou com deficiência auditiva de perda leve/moderada, que mantém parte da audição, adapta-se conforme suas possibilidades e beneficia-se dos avanços tecnológicos para diagnóstico, tratamento e integração ao convívio social. A construção de ambientes menos excludentes demanda políticas públicas inclusivas, adaptações e promoção da diversidade na cultura escolar. Por meio de uma revisão de literatura e pesquisa documental, é destacado o papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que busca formação continuada e repensa o processo de ensino para se adequar às necessidades individuais dos alunos, promovendo abordagens inovadoras e incorporando a pluralidade. A partir dos relatos de experiência das autoras, destaca-se a relevância de reconhecer o papel fundamental do professor especializado e a utilização da tecnologia assistiva em ambientes educacionais, visto que essa é uma ferramenta valiosa para promover a inclusão, reduzir barreiras e proporcionar independência e autonomia.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Pereira Santos, M., Rosa Ferreira, J., Henrique Pereira, D., Benedita Costa Tobias Negrão, J., & Augusto Scudeler, M. (2024). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS FACE À DEFICIÊNCIA AUDITIVA:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1170