TECNOLOGIAS ASSISTIVAS FACE À DEFICIÊNCIA AUDITIVA:
desafios no Atendimento Educacional Especializado
Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva; Surdez; Deficiência auditiva; Atendimento Educacional Especializado.
Resumo
No âmbito da inclusão no espaço educacional, há diretrizes constitucionais que buscam criar ambientes promotores da participação de todos, assegurando o direito ao ensino comum para toda pessoa por meio dos princípios da inclusão. Nesse contexto, torna-se crucial que o público da educação especial, por meio de recursos pedagógicos de acessibilidade, tenha a oportunidade de participar ativamente de todas as atividades no contexto escolar. A pessoa surda, seja com perda profunda, impedindo a audição ou com deficiência auditiva de perda leve/moderada, que mantém parte da audição, adapta-se conforme suas possibilidades e beneficia-se dos avanços tecnológicos para diagnóstico, tratamento e integração ao convívio social. A construção de ambientes menos excludentes demanda políticas públicas inclusivas, adaptações e promoção da diversidade na cultura escolar. Por meio de uma revisão de literatura e pesquisa documental, é destacado o papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que busca formação continuada e repensa o processo de ensino para se adequar às necessidades individuais dos alunos, promovendo abordagens inovadoras e incorporando a pluralidade. A partir dos relatos de experiência das autoras, destaca-se a relevância de reconhecer o papel fundamental do professor especializado e a utilização da tecnologia assistiva em ambientes educacionais, visto que essa é uma ferramenta valiosa para promover a inclusão, reduzir barreiras e proporcionar independência e autonomia.Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República. [2023]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 28 dez. 2023.
_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. [1996]. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/551270/publicacao/15716407. Acesso em: 28 dez. 2023.
_______. Educação Inclusiva: direito à diversidade. Documento Orientador. Brasília: MEC/SEESP, 2005. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/orientador1.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.
_______. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Brasília: Presidência da República. [2008]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html. Acesso em: 20 nov. 2023.
_______. Nota Técnica 19/2010. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, [2010]. Disponível em: https://lepedi-ufrrj.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Nota-t%C3%A9cnica-n%C2%BA.-19-Profissionais-de-apoio.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.
_______. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. [2022]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 02 jan. 2024.
_______. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República. [2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 02 nov. 2023.
_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 jan. 2024.
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: pessoa com surdez. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF, 2007. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2024.
DORZIAT, Ana. Democracia na escola: bases para igualdade de condições surdos-ouvintes. Revista Espaço. Rio de Janeiro: INES. no 9, p. 24 -29, janeiro - junho, 1998. Disponível em: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/197/256. Acesso em: 03 jan. 2024.
GALVÃO FILHO, Teófilo. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.
LOURO, Viviane dos Santos. Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas. Estúdio Dois. Brasil, 2006.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
QUADROS, Ronice Müller de. Situando as diferenças na educação de surdos: inclusão/exclusão. Ponto de Vista, nº 05, p. 81-111, 2003. Disponível em: https://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=7&idart=24. Acesso em: 03 jan. 2024.
QUADROS, Ronice Müller de. Inclusão de surdos: uma das peças do quebra- cabeça da educação. Unesp/Univesp, 2012.
VALENTE, J. A. (Org.) Liberando a mente: computadores na educação especial. Campinas: UNICAMP, 1991.
SILVA, Rafaela Carolina Lopes; ARAUJO, Samantha Gomes. Os resultados do implante coclear em crianças portadoras de Neuropatia Auditiva: revisão de literatura. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsbf/a/Q7ZQ6vfNDMJHjbFpr64Q6qq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 nov. 2023.
_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. [1996]. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/551270/publicacao/15716407. Acesso em: 28 dez. 2023.
_______. Educação Inclusiva: direito à diversidade. Documento Orientador. Brasília: MEC/SEESP, 2005. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/orientador1.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.
_______. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Brasília: Presidência da República. [2008]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html. Acesso em: 20 nov. 2023.
_______. Nota Técnica 19/2010. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, [2010]. Disponível em: https://lepedi-ufrrj.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Nota-t%C3%A9cnica-n%C2%BA.-19-Profissionais-de-apoio.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.
_______. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. [2022]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 02 jan. 2024.
_______. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República. [2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 02 nov. 2023.
_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 jan. 2024.
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: pessoa com surdez. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF, 2007. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2024.
DORZIAT, Ana. Democracia na escola: bases para igualdade de condições surdos-ouvintes. Revista Espaço. Rio de Janeiro: INES. no 9, p. 24 -29, janeiro - junho, 1998. Disponível em: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/197/256. Acesso em: 03 jan. 2024.
GALVÃO FILHO, Teófilo. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.
LOURO, Viviane dos Santos. Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas. Estúdio Dois. Brasil, 2006.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
QUADROS, Ronice Müller de. Situando as diferenças na educação de surdos: inclusão/exclusão. Ponto de Vista, nº 05, p. 81-111, 2003. Disponível em: https://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=7&idart=24. Acesso em: 03 jan. 2024.
QUADROS, Ronice Müller de. Inclusão de surdos: uma das peças do quebra- cabeça da educação. Unesp/Univesp, 2012.
VALENTE, J. A. (Org.) Liberando a mente: computadores na educação especial. Campinas: UNICAMP, 1991.
SILVA, Rafaela Carolina Lopes; ARAUJO, Samantha Gomes. Os resultados do implante coclear em crianças portadoras de Neuropatia Auditiva: revisão de literatura. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsbf/a/Q7ZQ6vfNDMJHjbFpr64Q6qq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 nov. 2023.
Publicado
2024-06-11
Como Citar
Pereira Santos, M., Rosa Ferreira, J., Henrique Pereira, D., Benedita Costa Tobias Negrão, J., & Augusto Scudeler, M. (2024). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS FACE À DEFICIÊNCIA AUDITIVA:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1170
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.