A GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS:
tensões entre democracia e neoliberalismo – relato de pesquisa
Palavras-chave:
Política pública em educação, gestão democrática, neoliberalismo
Resumo
O artigo é o relato sobre um projeto de pesquisa para o doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade – PPGEduCS - da Univás. Pretendemos apresentar o status atual da pesquisa “A gestão escolar na rede pública estadual de Minas Gerais: tensões entre democracia e neoliberalismo”, cujo objetivo central é analisar as potencialidades e as limitações das práticas democráticas do processo de provimento das equipes gestoras das escolas de educação básica de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa no campo da análise de políticas públicas em educação, que pretende analisar as contradições entre as concepções democráticas e neoliberais na gestão da rede de educação básica pública. Faremos um estudo qualitativo, o qual, além da análise histórica e documental, terá como principais sujeitos e interlocutores os diretores e professores das escolas públicas mineiras.Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 10/08/2016.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Plano Nacional de Educação. Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 10 mar. 2024.
CHAUÍ, Marilena. Democracia: criação de direitos. Revista Síntese, [s. l], v. 45, n. 43, p. 409-422, set./dez. 2018. Quadrimestral.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. 416 p. Coleção Estado de Sítio.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Coleção Leitura.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. INFORMATIVO FJP. Área temática: Educação. v. 1, n. 1, 18/05/2020. Disponível em https://fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/26.5_Inf_DPP_Educa%C3%A7%C3%A3o_01_2020.pdf Consultado em 19/03/2023
GATTI, Bernardete Angelina. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2010. 87 p. (Pesquisa V. 1).
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre. Artmed, 1997.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neolberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019. 326 p.
LIMA, Licínio C.. Organização escolar e democracia radical: paulo freire e a governação democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 116 p. Guia da escola cidadã v. 4.
LIMA, Licínio C. A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1067-1083, out./dez. 2014. Trimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/i/2014.v35n129/. Acesso em: 12 fev. 2023.
LIMA, Licínio C.. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, [S.L.], v. 34, n. 68, p. 15-28, abr. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57479.
MINAS GERAIS. Constituição (1989). Constituição do Estado de Minas Gerais: 1989.
MINAS GERAIS (Estado). Lei nº 23197, de 26 de dezembro de 2018. Institui o Plano Estadual de Educação - PEE - para o período de 2018 a 2027 e dá outras providências. Belo Horizonte, MINAS GERAIS, 26 dez. 2018. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/23197/2018/. Acesso em: 10 mar. 2024.
MINAS GERAIS. RELATÓRIO: PROCESSO DE ESCOLHA DE SERVIDOR AO CARGO DE DIRETOR E À FUNÇÃO DE VICE DIRETOR DE ESCOLA ESTADUAL – 2022. (Não publicado).
MUÑOZ, Gonzalo; PASCUAL, Javier; SAEZ, Paulina. Seleção de Diretores Escolares: desafios e possibilidades. Desafios e possibilidades. 2021. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/selecao-de-diretores-escolares-desafios-e-possibilidades,03b13c78-1219-45b0-8ae8-3842259278db. Acesso em: 09 mar. 2024.
SINGER, André, et al. Estado e Democracia: uma introdução ao estudo da política. 1ª Edição. Rio de Janeiro. Zahar, 2021
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Plano Nacional de Educação. Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 10 mar. 2024.
CHAUÍ, Marilena. Democracia: criação de direitos. Revista Síntese, [s. l], v. 45, n. 43, p. 409-422, set./dez. 2018. Quadrimestral.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. 416 p. Coleção Estado de Sítio.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Coleção Leitura.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. INFORMATIVO FJP. Área temática: Educação. v. 1, n. 1, 18/05/2020. Disponível em https://fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/26.5_Inf_DPP_Educa%C3%A7%C3%A3o_01_2020.pdf Consultado em 19/03/2023
GATTI, Bernardete Angelina. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2010. 87 p. (Pesquisa V. 1).
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre. Artmed, 1997.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neolberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019. 326 p.
LIMA, Licínio C.. Organização escolar e democracia radical: paulo freire e a governação democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 116 p. Guia da escola cidadã v. 4.
LIMA, Licínio C. A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1067-1083, out./dez. 2014. Trimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/i/2014.v35n129/. Acesso em: 12 fev. 2023.
LIMA, Licínio C.. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, [S.L.], v. 34, n. 68, p. 15-28, abr. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57479.
MINAS GERAIS. Constituição (1989). Constituição do Estado de Minas Gerais: 1989.
MINAS GERAIS (Estado). Lei nº 23197, de 26 de dezembro de 2018. Institui o Plano Estadual de Educação - PEE - para o período de 2018 a 2027 e dá outras providências. Belo Horizonte, MINAS GERAIS, 26 dez. 2018. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/23197/2018/. Acesso em: 10 mar. 2024.
MINAS GERAIS. RELATÓRIO: PROCESSO DE ESCOLHA DE SERVIDOR AO CARGO DE DIRETOR E À FUNÇÃO DE VICE DIRETOR DE ESCOLA ESTADUAL – 2022. (Não publicado).
MUÑOZ, Gonzalo; PASCUAL, Javier; SAEZ, Paulina. Seleção de Diretores Escolares: desafios e possibilidades. Desafios e possibilidades. 2021. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/selecao-de-diretores-escolares-desafios-e-possibilidades,03b13c78-1219-45b0-8ae8-3842259278db. Acesso em: 09 mar. 2024.
SINGER, André, et al. Estado e Democracia: uma introdução ao estudo da política. 1ª Edição. Rio de Janeiro. Zahar, 2021
Publicado
2024-06-11
Como Citar
Rodrigues, P. H., & Faria, J. P. de. (2024). A GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1163
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.