A GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS:

tensões entre democracia e neoliberalismo – relato de pesquisa

  • Paulo Henrique Rodrigues Univás
  • Joelma Pereira de Faria Univás
Palavras-chave: Política pública em educação, gestão democrática, neoliberalismo

Resumo

O artigo é o relato sobre um projeto de pesquisa para o doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade – PPGEduCS - da Univás. Pretendemos apresentar o status atual da pesquisa “A gestão escolar na rede pública estadual de Minas Gerais: tensões entre democracia e neoliberalismo”, cujo objetivo central é analisar as potencialidades e as limitações das práticas democráticas do processo de provimento das equipes gestoras das escolas de educação básica de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa no campo da análise de políticas públicas em educação, que pretende analisar as contradições entre as concepções democráticas e neoliberais na gestão da rede de educação básica pública.  Faremos um estudo qualitativo, o qual, além da análise histórica e documental, terá como principais sujeitos e interlocutores os diretores e professores das escolas públicas mineiras.

Biografia do Autor

Joelma Pereira de Faria, Univás
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, atualmente é Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, coordenadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) e docente da graduação da Univás.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Rodrigues, P. H., & Faria, J. P. de. (2024). A GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1163