EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

em tela processo de orientação no PIBID

  • Danuse Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Dayala Vargens Universidade Federal Fluminense
  • Glayci Kelli Reis da Silva Xavier Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: Educação linguística, Formação de Professores, PIBID

Resumo

O presente artigo pretende – tendo como escopo teórico principal os estudos sobre a Formação de Professores, em especial os de línguas, e sobre a Educação Linguística no país – traçar um panorama do trabalho desenvolvido com os licenciandos de Letras da Universidade XXX no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 2023. Os relatos que aqui figuram recobrem os caminhos dialógicos e as construções coletivas entre todos que participaram dos núcleos do projeto em questão, recuperando tensões e compartilhando ações realizadas no espaço escolar, num movimento que valoriza uma formação crítica e reflexiva sobre a prática docente.

Biografia do Autor

Danuse Pereira, Universidade Federal Fluminense
Licenciada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora e mestra em Linguística Aplicada (UFRJ). Atuou por 26 anos na Educação Básica, docente na rede pública (SEEDUC-RJ/SME-RJ) e privada do Rio de Janeiro. Professora Adjunta C III na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2023).Docente e pesquisadora no curso de Licenciatura em Letras (2015). Pesquisadora do grupo dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Discurso e Educação (DELIN) e do Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA). É colaboradora do Labla (Laboratório de Letramento Acadêmico). Coordenadora do programa de extensão denominado PROALE - Programa de Alfabetização e Leitura (2023). Coordenadora de Área de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2023). Trabalha nas áreas de Educação Linguística e de Linguística Aplicada. Suas pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: práticas de leitura-escrita, formação do leitor, formação de professores, letramento acadêmico.
Dayala Vargens, Universidade Federal Fluminense
Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFF). Mestre em Linguística (UERJ) e doutora em Letras Neolatinas (UFRJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas de linguagem, trabalho e formação docente e do Grupo Discurso e Educação Linguística. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)- Língua Portugues e Língua Espanhola. Vice coordenadora do Programa de extensão Alfabetização e Leitura e editora da revista Sede de Ler.
Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Glayci Xavier é doutora em Estudos da Linguagem e Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2023, foi uma das Coordenadoras do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Língua Portuguesa da instituição. Foi professora da Educação Básica por 21 anos, tendo lecionado nos níveis Fundamental I (anos iniciais), Fundamental II e Ensino Médio. Foi professora EBTT de Língua Portuguesa e Literaturas no Colégio Pedro II/RJ. Faz parte do Grupo de pesquisa em Semiolinguística: leitura, fruição e ensino (GPS-LEIFEN) e seu principal foco de pesquisa inclui os modos de organização do discurso, a argumentação, os textos multimodais, a formação de professores e o ensino de Língua Portuguesa. 

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Pereira Vieira , D., Paiva de Medeiros Vargens, D., & Kelli Reis da Silva Xavier, G. (2024). EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1148