A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO
desafios e possibilidades
Palavras-chave:
Saberes docentes, Prática Pedagógica, Formação Profissional, Formação de Professores
Resumo
O objetivou do presente estudo foi analisar o campo dos saberes docentes a partir de um breve resgate histórico sobre tal constructo teórico, buscando compreender seu assentamento no debate educacional brasileiro, bem como suas possíveis direções futuras. Para isso, analisou-se de modo mais pormenorizado os seguintes eixos: 1) contribuições de autores proeminentes na fundamentação dos saberes docentes (nominalmente Lee Shulman); 2) relações entre os saberes docentes com o campo da formação docente no Brasil; 3) compreensões atuais sobre os conceitos de ofício, profissão, saberes docentes e suas implicações. Com base nas averiguações e discussões analisadas conclui-se que os saberes docentes tem se constituído como um constructo relevante quer do ponto de vista acadêmico, quer com seu impacto na estrutura da formação docente e da prática profissional, possibilitando interfaces entre formação, intervenção profissional e políticas públicas, fato que requer mais estudos tendo em vista seu desenvolvimento. Contudo, há ainda a necessidade de ampliação das investigações para que tal campo adquira perenidade e se consolide dentro das ciências da educação.Referências
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Publicado
2024-02-06
Como Citar
Bonatto Rufino, L. G. (2024). A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 18(18). https://doi.org/10.35501/dissol.v18i08.1099
Seção
Artigos
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