A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO

desafios e possibilidades

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Unesp Rio Claro
Palavras-chave: Saberes docentes, Prática Pedagógica, Formação Profissional, Formação de Professores

Resumo

O objetivou do presente estudo foi analisar o campo dos saberes docentes a partir de um breve resgate histórico sobre tal constructo teórico, buscando compreender seu assentamento no debate educacional brasileiro, bem como suas possíveis direções futuras. Para isso, analisou-se de modo mais pormenorizado os seguintes eixos: 1) contribuições de autores proeminentes na fundamentação dos saberes docentes (nominalmente Lee Shulman); 2) relações entre os saberes docentes com o campo da formação docente no Brasil; 3) compreensões atuais sobre os conceitos de ofício, profissão, saberes docentes e suas implicações. Com base nas averiguações e discussões analisadas conclui-se que os saberes docentes tem se constituído como um constructo relevante quer do ponto de vista acadêmico, quer com seu impacto na estrutura da formação docente e da prática profissional, possibilitando interfaces entre formação, intervenção profissional e políticas públicas, fato que requer mais estudos tendo em vista seu desenvolvimento. Contudo, há ainda a necessidade de ampliação das investigações para que tal campo adquira perenidade e se consolide dentro das ciências da educação.

Referências

ALVES, W.F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 263-280, maio/ago. 2007.
ANDRÉ, M.E.D.A. A produção acadêmica sobre a formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 41-56, ago./dez. 2009.
BORGES, C.M.F. O professor de educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004.
BORGES, C. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, v.22, n.74, p. 59-76, abr. 2001.
CALDERHEAD, J.; SHORROCK, S.B. Understanding Teacher Education: Cases Studies in the Professional Development of Beginning Teachers. Londres: The Falmer Press, 1997.
CAMPOS, C.M. Saberes docentes e autonomia dos professores. Petrópolis: Vozes, 2013.
CARNEGIE FORUM ON EDUCATION AND THE ECONOMY. A Nation Prepared: Teachers for the 21st Century. Report on the Task Force on Teaching as a Profession. Nova York, NY: Carnegie Forum, 1986.
DINIZ-PEREIRA, J.E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013.
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J.F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma Teoria da Pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. Ijuí: Unijuí, 2013.
HOLMES GROUP. Tomorrow’s Teachers: a Report of the Holmes Group. East Lansing, MI: Holmes Group, 1986.
HOYLE, E. The Professionalization of Teachers: A Paradox. In: GORDON, P. (Org.). Is Teaching a Profession? Londres: Institute of Education, University of London, 1985. p. 44-54.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.47, n.166, p.1106-1133, out./dez. 2017.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.44, n.3, p. 1-15, 2019.
NUNES, C.M.F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, São Paulo, n.74, 2001.
PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PIMENTA, S.G. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Nuances, Presidente Prudente, v.3, n.3, p. 5-14, set. 1997.
RUFINO, L.G.B. Entre a escola e a universidade: análise do processo de fundamentação e sistematização da Epistemologia da Prática Profissional de professores de Educação Física. 2018. 795f. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018.
RUFINO, L.G.B. Pesquisas sobre os saberes docentes na educação brasileira: análise acerca do estado da arte e direções futuras de um campo em desenvolvimento. Revista Saberes Docentes, Juína, v.5, n.9, jan./jun. 2000.
SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SENE, D.; FRIESTINO, J.K.O. O campo da formação docente no Brasil: análise da produção científica (2008-2015). Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v.3, n.8, p. 358-285, maio-ago. 2018.
SHULMAN, L.S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v.57, n.1, p. 1-21, fev. 1987a.
SHULMAN, L.S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. The Wisdom of Practice: Managing Complexity in Medicine and Teaching. In: BERLINER, D.C.; ROSENSHINE, B.V. (Orgs.). Talks to Teachers: A Festschrift for N. L. Gage. Nova York: Random House, 1987b, p. 369-387.
TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, São Paulo, v.34, n.123, p. 551-571, abr./jun. 2013.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; GAUTHIER, C. (Orgs.). Formação dos professores e contextos sociais. Porto: Rés Editora, 2001.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
Publicado
2024-02-06
Como Citar
Bonatto Rufino, L. G. (2024). A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 18(18). https://doi.org/10.35501/dissol.v18i08.1099