JUVENTUDES E SEUS HÁBITOS COTIDIANOS NOS INTERVALOS ESCOLARES

  • Luiz Antonio Feliciano Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Julia Limongi Rodrigues Ferreira Seraphim Centro universitário Salesiano Unisal - Campus Lorena/Estudante
  • Andreia Gonçalves Feliciano Universidade do Estado de Minas Gerais / Estudante
Palavras-chave: jovem, escola, rotinização, socialidade, experiência

Resumo

A sociedade é dividida em grupos com características ou gostos semelhantes e vive uma época pós-moderna, em que se misturam arcaísmos, com desenvolvimento tecnológico. O momento atual é chamado tribal, pois os indivíduos preferem viver a intensidade do momento ao invés de pensar no futuro. Os jovens refletem esse modelo, pois passam por uma fase de instabilidade. Esse texto procura discutir essas questões a partir de uma pesquisa etnográfica, que procurou observar o cotidiano dos estudantes de uma escola de ensino médio regular e outra de ensino médio profissionalizante, ambas da cidade de Lorena (SP). O objetivo foi procurar problematizar os pensamentos dessa parcela da juventude, com base nos modos como agem nos momentos entre as aulas. Ficou evidente a rotinização dos jovens da escola, como um ritual a ser seguido por todos. Uma pesquisa mais aprofundada pode propiciar outros entendimentos sobre o jovem. Espera-se que esse trabalho possa fomentar novas problematizações sobre as juventudes e suas vivências escolares.

Referências

CASSAB, Clarice. Contribuição à construção das categorias jovem e juventude: uma introdução. In. Locus: revista de história, Juiz de Fora, v. 17, n.02, 2011, p. 145-159.
DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. In. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br acesso 29 nov. 2012 as 23h16 min.
MAFFESOLI, Michel. Ecosofia: sabedoria da Casa Comum. In. Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 24, n. 1, janeiro, fevereiro, março e abril de 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/24007
MAFFESOLI, Michel. Pós-modernidade. In. Comunicação e Sociedade, vol. 18, 2011, pp. 21-25.
MAFFESOLI, Michel. A terra fértil do cotidiano. In. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 36, agosto de 2008, quadrimestral. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4409
MAFFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: Da identidade às identificações. In. Ciências Sociais Unisinos. Volume 43 • número 1 • jan/abr 2007
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo na sociedade de massa. NEVES, Luiz F. B. (Apres.); MENEZES, Maria d. L. (Trad.); VOGEL, Arno (Rev. Tec.). 2a ed. Rio de Janeiro-RJ: Ed. Forense Universitária, 1998.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. In. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 17, nº 49, s. L., junho/2002. https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000200002. http://www.scielo.br/pdf/ra/v43n1/v43 n1a05.pdf acesso em 14 out. 2015 as 13h38 min.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. No meio da trama: a antropologia urbana e os desafios da cidade contemporânea. In. Sociologia, problemas e práticas, n.º 60, s. L, 2009, pp. 69-80.
MARCUS, George E. Etnografía en/del sistema mundo. El surgimiento de la etnografía multilocal. In. Revista Alteridades, vol. 11, núm. 22, julio-diciembre, 2001, pp. 111-127. Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Iztapalapa Distrito Federal, México.
PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude: alguns contributos. In. Revista Análise Social, vol. XXV (105-106), 1990 (1.°, 2.°), 139-165.
PAIS, José Machado. Nas rotas do quotidiano. In. Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 37, s. L., junho-1993, p. 105-115.
THIBAUD. Jean-Paul. A cidade através dos sentidos. In. Cadernos PROARQ 18, 2017. Disponível em: https://cadernos.proarq.fau.ufrj.br/public/docs/Proarq18_Acidade_Jea nThibaud.pdf
THIBAUD, Jean-Paul. O devir ambiente do mundo urbano. In. Redobra: Tumulto. Salvador: ano 03, 2012. http://www.redobra.ufba.br/wp-content/uploads/2012/04/redobra9 _O-devir-ambiente-do-mundo-urbano.pdf Acesso em 13 out. 2015 as 01h18 min.
Publicado
2024-02-06
Como Citar
Feliciano, L. A., Seraphim, J. L. R. F., & Feliciano, A. G. (2024). JUVENTUDES E SEUS HÁBITOS COTIDIANOS NOS INTERVALOS ESCOLARES . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 18(18). https://doi.org/10.35501/dissol.v18i08.1096