INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA:

inovação na prática docente

  • Adriano Marciano de Jesus Unioeste/ mestrando
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida
  • Fabio Alex Rost
Palavras-chave: Inovação. Formação de Professores. Aprendizagem. Conhecimento.

Resumo

A COVID-19 promoveu  transformações  na Educação, que passram do ensino presencial ao remoto emergencial, modificando a rotina escolar. O professor precisou reinventar-se, sem muito preparo, para usar as Tecnologias da Informação e Conhecimento. Essa pesquisa é fruto de um trabalho de fim de curso de especialização lato sensu sobre formação de professores realizada com docentes da Escola Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva de São Miguel do Oeste de Santa Catarina, com objetivo de proporcionar  práticas inovadoras no ensino. A metodologia utilizada para desenvolvimento dessa investigação foi a qualitativa, articulando teoria e prática, na perspectiva histórico-crítica. Este é um estudo de caso, com o foco em um  grupo de professores, devido à pandemia, em uma modalidade remota por meio de  mini curso online. O objetivo foi refletir sobre o conhecimento empírico dos professores sobre a temática inovação na educação. Os resultados mostraram que os sujeitos apresentam dificuldades, por mais que executem aplicativos em suas aulas remotas, e que se faz necessária uma intensa formação continuada  dos professores sobre práticas inovadoras pertinentes à metodologia de ensino remoto. Vale relembrar que a situação real das escolas públicas estaduais do interior dos estados brasileiros possuem uma realidade bem distante do ideal, em que a maioria está desfalcada de equipamentos midiáticos funcionais, com um grande número de computadores obsoletos e sucateados.

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Publicado
2023-07-14
Como Citar
Marciano de Jesus, A., Pinto de Almeida, M. de L., & Alex Rost, F. (2023). INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (17). https://doi.org/10.35501/dissol.vi17.1095