O ROMANCE GRÁFICO JEREMIAS PELE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA PRÁTICA SOCIAL DE ENSINO

  • Gilmarques Lopes Gomes UFPB
  • Talles Antônio da Silva UFPB
  • Wuilians Jonys Tavares Gabi UFPB
Palavras-chave: prática social de ensino; prática social de escrita; semiose; multiletramentos; escola; cidadania.

Resumo

Os gêneros textuais/discursivos multissemióticos têm se tornado cada vez mais presentes nas práticas sociais da linguagem, ampliando os letramentos e possibilitando ao aluno uma participação expressiva e crítica nas diversas práticas sociais. Nesse sentido este artigo discutiu acerca da representação de valores sociais e culturais presentes no Graphic Novel-Jeremias Pele, através dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos. A obra em questão é um marco, sendo a primeira vez que o personagem Jeremias, um garoto negro, em quase 50 anos de existência estrela uma capa de quadrinho. A pesquisa tem como base a Linguística Aplicada com pressupostos teóricos de Bortoni-Ricardo (2009), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008) e Schneuwly e Dolz (2011) dentre outros que observam e analisam o letramento e a escrita. Partimos da hipótese que a relação social da escrita, com a escola, deve ser capaz de colocar o indivíduo como sujeito que participa da ação de aprender, percebendo a funcionalidade dela em diferentes contextos escolares e não escolares. Este estudo, a partir da abordagem dos recursos multissemióticos do romance gráfico Jeremias Pele, trouxe para o centro do debate o tema do racismo e possibilitou aos alunos o compartilhamento das experiências vividas, assim como reflexões sobre a tomada de consciência acerca da importância da escola na formação humana.

Referências

GOMES, Gilmarques Lopes; SILVA, Tales Antônio da; GABI, Wuilians Jonys Tavares. O ROMANCE GRÁFICO JEREMIAS PELE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA PRÁTICA SOCIAL DE ENSINO. 2020.
Publicado
2023-07-14
Como Citar
Lopes Gomes, G., Antônio da Silva, T., & Tavares Gabi, W. J. (2023). O ROMANCE GRÁFICO JEREMIAS PELE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA PRÁTICA SOCIAL DE ENSINO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (17). https://doi.org/10.35501/dissol.vi17.1002