ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ADAPTADAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Autismo; Estratégias pedagógicas; Inclusão; Educação Infantil.
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a importância das estratégias pedagógicas adaptadas na escolarização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, considerando suas particularidades no processo de ensino e aprendizagem. O TEA é uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento, tornando essencial a adoção de práticas pedagógicas inclusivas desde a primeira etapa da educação básica. Para garantir o desenvolvimento integral desses alunos, é necessário adaptar metodologias que favoreçam a sensibilidade, a interação com diferentes linguagens, o desenvolvimento de habilidades sociais e a exploração do espaço e do próprio corpo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como descritiva e bibliográfica, com base na análise de artigos científicos, documentos oficiais e literatura especializada disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e na base de dados da Capes. Fundamentado em autores como Leon (2024), Fonseca e Ciola (2016), Gaiato (2018) e Mota (2020), entre outros, o estudo evidencia a necessidade de ampliar pesquisas sobre o tema. Os resultados indicam que práticas pedagógicas adaptadas, embasadas em metodologias científicas, são fundamentais para atender às especificidades dos alunos com TEA, promovendo sua inclusão e aprendizagem efetiva na Educação Infantil.Referências
GAIATO, Mayra. S.O.S. autismo: guia completo para atender o Transtorno do Espectro Autista. São Paulo: Versos, 2018.
LEON, Viviane Costa de. Práticas baseadas em experiência para a aplicação do TEACCH nos transtornos do espectro do autismo. 2. Ed.-Camplinas, SP: Memnon Edições cientificas, 2024.
MCCULLOUHL, Mary Beth; SANDBERG, Elisabeth Hollister. TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Deficiências relacionadas à comunicação. In: SANDBERG, Elisabeth Hollister; SPRITZ, Becky L. (Org.). Breve guia para o tratamento do autismo. São Paulo - 2017– M. Books do Brasil Editora Ltda.
MORRIS, E. K. A case study in the misrepresentation of applied behavior analysis in autism: The Gernsbacher lectures. The Behavior Analyst, 32, 2009. p. 205-240.
LEON, Viviane Costa de. Práticas baseadas em experiência para a aplicação do TEACCH nos transtornos do espectro do autismo. 2. Ed.-Camplinas, SP: Memnon Edições cientificas, 2024.
MCCULLOUHL, Mary Beth; SANDBERG, Elisabeth Hollister. TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Deficiências relacionadas à comunicação. In: SANDBERG, Elisabeth Hollister; SPRITZ, Becky L. (Org.). Breve guia para o tratamento do autismo. São Paulo - 2017– M. Books do Brasil Editora Ltda.
MORRIS, E. K. A case study in the misrepresentation of applied behavior analysis in autism: The Gernsbacher lectures. The Behavior Analyst, 32, 2009. p. 205-240.
Publicado
2025-06-12
Como Citar
da Silva Barbosa, C., & do Socorro Rodrigues Feio, L. (2025). ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ADAPTADAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 227-249. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1296
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.