A CIDADE E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO:

o samba como tática de construção identitária e educação

  • Bruno Bahia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Cleivison
Palavras-chave: Samba, Rio de Janeiro, Cultura negra, Educação popular, Heitor dos Prazeres

Resumo

A presente pesquisa busca elucidar as transformações da cidade do Rio de Janeiro e, por consequência, suas dinâmicas a partir do samba. A proposta toma a organização da cidade como um elemento difusor da cultura hegemônica europeia. São prédios, ruas, decorações, jardins entre outros “adornos”, construídos por mãos negras, que simulam uma Europa nas terras de São Sebastião. Estas mesmas tiveram o espaço negado, sendo obrigadas a reconstruir suas vidas nos morros, se reinventando e se acolhendo nas suas tradições, entre elas, o samba. O projeto de um Brasil ilustrado em “A redenção de Cam” (1895), de Modesto Brocos (1852-1936) ganha cores dos ranchos e escolas de samba. Bem como, também coloridas, as obras de Heitor dos Prazeres retratam o Brasil que deu certo, onde o músico, compositor e artista plástico enfatiza a liberdade, união, identidade e pertencimento da cultura afro-brasileira. Suas pinturas apresentam os negros retomando a cidade, ocupando-a com festa e samba. Busca-se refletir sobre o presente e o futuro de um território construído, moldado e forjado por sabedorias ancestrais, oralidade e memória, nos são apresentadas como constituintes de um patrimônio cultural que educa pelo “ser” dos detentores e das gerações futuras.

Biografia do Autor

Cleivison
Mestrando em Educação – PPGEA/UFRR

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Bahia, B., & Jesus de Carvalho, C. (2024). A CIDADE E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1189