DESVELANDO AS RELAÇÕES DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS, INSERIDOS NO CONTEXTO DA EJA, COM AS TDIC:

um estudo com educandos populares de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Contagem/MG

  • Pedro Batela Neto UNIVÁS
  • Analise
Palavras-chave: Ensino Fundamental; Educação de Jovens e Adultos; Gerações; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumo

No presente artigo, foram investigadas as relações de educandos populares de diferentes gerações, adolescentes, jovens e adultos, que frequentavam os anos finais do ensino fundamental na EJA em uma escola da rede municipal de educação de Contagem, com as TDIC. Objetivamos constatar seus graus de domínios de usos, identificar as tecnologias e as frequências de usos, compreender suas finalidades de usos dentro e fora do ambiente escolar, bem como a percepção desses sujeitos sobre os usos dessas tecnologias nos diferentes processos de ensino e aprendizagem e no cotidiano. As bases teóricas que sustentam este trabalho alinham-se às premissas de que: à EJA é um direito que deve ser garantido e oportunizado a todo cidadão que teve seu acesso à educação negado em outros tempos da vida; essa modalidade de ensino deve incorporar e utilizar as TDIC de forma revolucionária e libertadora; as atividades escolares mediadas por TDIC devem ser dialógicas; os usos de TDIC não são neutros. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas junto aos educandos. Os dados obtidos foram analisados por procedimentos metodológicos qualitativos. Os resultados apontam que as TDIC, mesmo que de forma limitada, estão presentes no cotidiano dos educandos da EJA e que seus usos ocorrem para diferentes fins, mas, sobretudo, de entretenimento. Por outro lado, foi possível constatar também que os sujeitos que frequentam essa modalidade de ensino têm a percepção de que tais usos nas práticas pedagógicas podem contribuir para a construção de diferentes conhecimentos, inclusive escolares.        

Biografia do Autor

Analise
Pedagoga e Historiadora. Pós-doutora em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas pela UERJ e pela UMinho/Portugal. Docente na UFMG.

Referências

REFERÊNCIAS
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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Batela Neto, P., & de Jesus da Silva, A. (2024). DESVELANDO AS RELAÇÕES DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS, INSERIDOS NO CONTEXTO DA EJA, COM AS TDIC:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1149