O PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO E HUMANIZAÇÃO DO INDIVÍDUO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Francisco Edson Pereira Leite GEPEFRI/PGEDA/UFAM
Palavras-chave: Deficiência Intelectual, Humanização, Inclusão

Resumo

O presente artigo trata-se de um recorte da tese de doutorado defendida no programa de pós graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). No primeiro capítulo teórico da tese é abordada a questão referente ao uso dos termos corretos para se referir as pessoas com deficiência intelectual, deste modo, para essa produção assumimos como objeto de estudo a deficiência intelectual, explorando sua evolução conceitual, terminologia, diagnóstico e causas potenciais. O objetivo do artigo é analisar a evolução do conceito de deficiência intelectual, a mudança na terminologia ao longo do tempo e a complexidade do processo de diagnóstico. Além disso, busca entender a deficiência intelectual dentro do contexto da legislação brasileira e da perspectiva da inclusão social. A metodologia adotada na construção dos capítulos teóricos da tese e por conseguinte para a formatação do texto em artigo foi a pesquisa exploratória por meio da revisão de literatura, onde buscou-se nas produções intelectuais e documentos oficiais os subsídios para fundamentar nossas reflexões sobre o tema. Os resultados destacam que a terminologia e a compreensão da deficiência intelectual evoluíram significativamente ao longo do tempo. Ao mesmo tempo que enfatizamos que a deficiência intelectual é uma condição complexa e multifatorial, com uma variedade de causas potenciais. Por fim, concluímos que é crucial entender a deficiência intelectual como uma parte de uma pessoa, e não como uma definição completa da pessoa. Defendemos a necessidade de uma abordagem inclusiva e equitativa na educação e no apoio às pessoas com deficiência intelectual. Além disso, reconhecemos a necessidade de mais pesquisas para explorar as diferenças entre deficiência mental e deficiência intelectual, bem como para desenvolver métodos de avaliação mais precisos e humanizados.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Pereira Leite, F. E. (2024). O PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO E HUMANIZAÇÃO DO INDIVÍDUO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1139