ANÁLISE PERFORMÁTICA DA PALAVRA VALA EM "TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA", DO INSTITUTO VLADIMIR HERZOG

  • Elke Streit de Oliveira IFES
Palavras-chave: Comissão da Verdade; vala; análise do discurso performática; axioma.

Resumo

Resumo Desde Saussure e a noção de arbitrariedade do signo, passando por Bakhtin e a análise crítica do discurso, chega-se à noção da contextualização das enunciações em Dijk e à performance da palavra em Krieg-Planque com a retomada da discussão em torno da axiologia da enunciação em Paveau, permitindo à análise do discurso múltiplas abordagens que, em comum, superam as noções de objetividade e pureza para a busca de uma funcionalidade crítica da linguagem. Este trabalho analisa a palavra vala em seu processo de metamorfose no contexto de uma obra documental audiovisual sobre os desdobramentos investigativos da Comissão da Verdade, especialmente no cemitério de Dom Bosco, ou, mais popularmente, Perus, ou ainda, como é atualmente chamado, “Colina dos Mártires”. A vala parte de seu significado enquanto substantivo concreto, passando pela metaforização e tornando-se, por fim, um ato de questionamento, uma performance política, conforme Krieg-Planque. Mas a escolha em enunciar “cemitério” ou “vala” quando seus significados se confundem também apontam para uma escolha axiológica e, portanto, política.   Palavras-chave: Comissão da Verdade; vala; análise do discurso performática; axioma.  

Referências

A arte e a cultura como memória dos territórios. Instituto Vladimir Herzog. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1io6rf6XhXc. Acesso em: 22/03/2021.
As lutas e memórias de perus. Instituto Vladimir Herzog. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=afgVXDL-9Kk. Acesso em: 22/03/2021.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DIJK, T.A.V. Discurso e contexto. São Paulo; Contexto, 2017.
Instituto Vladimir Herzog. Disponível em: https://vladimirherzog.org/nossa-historia/. Acesso em: 22/03/2021.
Memórias da Ditadura. Disponível em: http://memoriasdaditadura.org.br/?gclid=CjwKCAjwgOGCBhAlEiwA7FUXkpDVC_bPRNXhiSM6ooeEsLyX9ovLmd1txnVk8-E-33bEjbqG3x6RVhoCIuoQAvD_BwE. Acesso em: 22/03/2021.
Ocupar os territórios, ocupar as memórias. Instituto Vladimir Herzog. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SmurCQlAJ84. Acesso em: 22/03/2021.
Perícia, memória e territórios. Instituto Vladimir Herzog. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SUm8xrHQW_M. Acesso em:22/03/2021.
PAVEAU, M-Anne. Linguagem e moral. Campinas; Editora Unicamp, 2015.
PLANK-KRIEGUE, A. Fórmulas discursivas. São Paulo; Contexto, 2011.
Publicado
2024-02-07
Como Citar
Streit de Oliveira, E. (2024). ANÁLISE PERFORMÁTICA DA PALAVRA VALA EM "TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA", DO INSTITUTO VLADIMIR HERZOG. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 18(18). https://doi.org/10.35501/dissol.v18i08.1011