CONFLITO E VIOLÊNCIA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES MEDIADORES ESCOLARES E COMUNITÁRIOS

  • Cristiane Machado Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
  • Angela Maria Martins Universidade Cidade de São Paulo - UNICID e Fundação Carlos Chagas
  • Ecleide Cunico Furlanetto Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Resumo

Este artigo sistematiza e analisa as percepções de 54 Professores Mediadores Escolares e Comunitários (PMECs), distribuídos em 43 escolas estaduais paulistas, sobre as ocorrências de situações de conflito e violência na escola. Trata-se de estudo exploratório, baseado na aplicação de questionário semiestruturado. Conclui que são altos os registros de depredação e pichação nas dependências externas e internas das escolas; de roubo de equipamentos e/ou praticados contra profissionais e alunos e de incidência de consumo, porte e tráfico de drogas nas dependências e proximidades das escolas. O principal local em que ocorrem situações de violência na escola é a sala de aula, o que pode comprometer a aprendizagem dos alunos. Nas ocorrências de agressão verbal e física, mais da metade dos professores não respondeu à questão sobre as ações adotadas para mediar o conflito, indicando certa impotência na efetivação da mediação deste tipo de conflito.

Biografias Autor

Cristiane Machado, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora titular do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo. E-mail: cristiane13machado@yahoo.com.br Universidade Cidade de São Paulo - Programa de Pós Graduação em Educação Rua Honório Maia 145 - Tatuapé - São Paulo CEP: 03071-000. Coordena o GEPPAQ – Grupo De Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Avaliação e Qualidade.
Angela Maria Martins, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID e Fundação Carlos Chagas
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, com pós-doutoramento em Políticas Educacionais pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas e professora titular do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo. E-mail: ange.martins@uol.com.br Universidade Cidade de São Paulo - Programa de Pós Graduação em Educação Rua Honório Maia 145 - Tatuapé - São Paulo CEP: 03071-000. Coordena o GAEB – Gestão e Avaliação da Educação Básica.
Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
Doutora em Educação pela PUC-SP, com pós-doutoramento na Universidade de Barcelona. Professora titular do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo. E-mail: ecleide@terra.com.br Universidade Cidade de São Paulo - Programa de Pós Graduação em Educação Rua Honório Maia 145 - Tatuapé - São Paulo CEP: 03071-000. Coordena o Formação e Aprendizagem de Atores Educacionais.
Publicado
2016-08-31
Como Citar
Machado, C., Martins, A. M., & Furlanetto, E. C. (2016). CONFLITO E VIOLÊNCIA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES MEDIADORES ESCOLARES E COMUNITÁRIOS. Argumentos Pró-educação, 1(2). https://doi.org/10.24280/ape.v1i2.93
Secção
Artigos