CONFLITO E VIOLÊNCIA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES MEDIADORES ESCOLARES E COMUNITÁRIOS
Abstract
Este artigo sistematiza e analisa as percepções de 54 Professores Mediadores Escolares e Comunitários (PMECs), distribuídos em 43 escolas estaduais paulistas, sobre as ocorrências de situações de conflito e violência na escola. Trata-se de estudo exploratório, baseado na aplicação de questionário semiestruturado. Conclui que são altos os registros de depredação e pichação nas dependências externas e internas das escolas; de roubo de equipamentos e/ou praticados contra profissionais e alunos e de incidência de consumo, porte e tráfico de drogas nas dependências e proximidades das escolas. O principal local em que ocorrem situações de violência na escola é a sala de aula, o que pode comprometer a aprendizagem dos alunos. Nas ocorrências de agressão verbal e física, mais da metade dos professores não respondeu à questão sobre as ações adotadas para mediar o conflito, indicando certa impotência na efetivação da mediação deste tipo de conflito.Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
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