Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Ao menos um dos autores tem título de mestre ou doutor.
-
O artigo não foi encaminhado para publicação em outra revista.
- O texto está em Microsoft Word, sem informações que permitam identificar sua autoria.
-
O artigo segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
-
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
- Incluir o Protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa em caso de pesquisa com humanos.
Número Temático
A Revista Argumentos Pró-Educação tem a opção de publicação em formato de Número Temático, no qual se espera um conjunto de artigos tratando de temática pertinente à educação. Os propositores do dossiê podem ser professores ou pesquisadores atuantes na área e as propostas devem ser encaminhadas para análise aos Editores Associados da Revista, que após avaliação deliberarão pela aprovação ou não da proposta.
Dossiê
A Revista Argumentos Pró-Educação tem a opção de publicação em formato de Dossiê Temático, no qual se espera um conjunto de artigos tratando de temática pertinente à educação. Os propositores do dossiê podem ser pesquisadores atuantes na área e as propostas devem ser encaminhadas para análise aos Editores Associados da Revista, que após avaliação deliberarão pela aprovação ou não da proposta.
Artigos
Pesquisas inéditas que não tenham sido publicadas total o parcialmente, nem estejam em processo de publicação. Os pesquisadores podem submeter estudos frutos de pesquisa empírica (trabalhos envolvendo dados primários e/ou secundários) e teórica (estudos conceituais ou de revisão da literatura). Podem ser trabalhos em que sejam utilizados quaisquer tipos de metodologia científica.
Ensaio
Textos originais decorrentes de reflexões teórico-metodológicas cujas proposições demonstrem clara contribuição para a reflexão na área.
Relato de Experiência
Estudos originais sobre experiências docentes, em qualquer nível de ensino que signifiquem contribuição para o debate na área da Educação.
Especial
Textos diversos de pesquisadores convidados pela Revista com debates, opiniões e relatos de interesse para a área de Educação.Resenha
Resenhas de livros recentes publicados em educação, tanto nacionais como internacionais. Elas devem conter análise que permita apreender o nível de importância do livro e atualidade da obra resenhada. Na apresentação da mesma deverão figurar os dados de autoria do autor do livro.
Declaração de Direito Autoral
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.