SURDOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: DANDO “VOZ” AOS ATORES DA HISTÓRIA

  • Daniel de Resende Santos Instituto Federal de Minas Gerais - Pólo Corinto
  • Claudia Vieira Universidade Federal do ABC - UFABC

Resumo

Este artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso e teve como objetivo registrar e analisar a manifestação de 6 (seis) pessoas surdas residentes no município de São Bernardo do Campo - SBC, sobre suas histórias e seus percursos escolares. A partir dos relatos narrados criar um material com esses registros que pudesse ser compartilhado com a escola de Surdos do município, bem como para outras entidades em que haja participantes surdos, para que assim os mais jovens conheçam essas histórias e entendam os processos pelos quais a educação de surdos passou, visibilizada nestas narrativas. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa com atenção as minúcias narradas pelos participantes. Como resultados, apresentamos um pouco do relato dos entrevistados levando em consideração o fator geracional e de identidade que nos mostram surdos mais velhos preocupados e surdos mais novos adaptados com as possibilidades que a Libras proporciona.

Biografia Autor

Daniel de Resende Santos , Instituto Federal de Minas Gerais - Pólo Corinto
Possui graduado em Letras-Libras pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais e irei formando neste mês de abril. Sou formado de Instrutor de Libras na escola particular, participei contanto dos seminários, palestras e etc.. e participante do membro da Associação dos Surdos de São Bernardo do Campo, Tem experiência na área de Lingüística de Língua de sinais com ênfase em Linguística e a Educação dos Surdos.

Referências

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http://virtual.ifnmg.edu.br/course/view.php?id=1694 (acesso ás 10/07/2020)
https://us04web.zoom.us/j/72086573306?pwd=bzFOQ2t3a3hETjEzTWpsSGJqVU5Jdz09 (acesso ás 20h30 á 22h00, data: 14/07/20).
Publicado
2021-12-21
Como Citar
Santos , D. de R., & Vieira, C. (2021). SURDOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: DANDO “VOZ” AOS ATORES DA HISTÓRIA. Argumentos Pró-educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e914
Secção
Artigos