SURDOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: DANDO “VOZ” AOS ATORES DA HISTÓRIA
Resumo
Este artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso e teve como objetivo registrar e analisar a manifestação de 6 (seis) pessoas surdas residentes no município de São Bernardo do Campo - SBC, sobre suas histórias e seus percursos escolares. A partir dos relatos narrados criar um material com esses registros que pudesse ser compartilhado com a escola de Surdos do município, bem como para outras entidades em que haja participantes surdos, para que assim os mais jovens conheçam essas histórias e entendam os processos pelos quais a educação de surdos passou, visibilizada nestas narrativas. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa com atenção as minúcias narradas pelos participantes. Como resultados, apresentamos um pouco do relato dos entrevistados levando em consideração o fator geracional e de identidade que nos mostram surdos mais velhos preocupados e surdos mais novos adaptados com as possibilidades que a Libras proporciona.Referências
LACERDA, Cristina B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. CEDES, Campinas , v. 19, n. 46, p. 68-80, Sept. 1998 . Available from
MOURA, Maria Cecília. O Surdo, Caminhos para uma Nova Identidade. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2000
SANTANA, Ana Paula; BERGAMO, Alexandre. Cultura e identidade surdas: encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 565-582, ago. 2005. Disponível em
SKLIAR, Carlos. A localização política da educação bilíngue para surdos. In: Skliar, C. (org.) Atualidades da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1999.p. 7-14.
SKLIAR, Carlos (Org). A Surdez: Um Olhar sobre as Diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998.
SKLIAR, Carlos. Bilinguismo e biculturalismo Uma análise sobre as narrativas tradicionais na educação dos surdos. In: Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul/Ago 1998 n.º 8. p.44-57.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2016.
VIEIRA, Claudia Regina. Educação bilíngue para surdos: reflexões a partir de uma experiência pedagógica. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.48.2017.tde-27032017-115557. Acesso em: 2021-01-06.
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116977/Educa%C3%A7%C3%A3o%20%20LIBRAS%20CONHECER%20A%20CULTURA%20SURDA.pdf?sequence=1&isAllowed=y (acesso 10/07/2020)
http://emebeneusabassetto.blogspot.com/p/historia-da-escola_3.html (acesso ás 10/07/2020)
http://virtual.ifnmg.edu.br/course/view.php?id=1694 (acesso ás 10/07/2020)
https://us04web.zoom.us/j/72086573306?pwd=bzFOQ2t3a3hETjEzTWpsSGJqVU5Jdz09 (acesso ás 20h30 á 22h00, data: 14/07/20).
Copyright (c) 2021 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.