SURDOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: DANDO “VOZ” AOS ATORES DA HISTÓRIA
Abstract
This article is the result of a course completion work and aimed to record and analyze the manifestation of 6 (six) deaf people living in the municipality of São Bernardo do Campo - SBC, about their histories and their school trajectories. From the narrated reports, create a material with these records that could be shared with the Deaf school in the municipality, as well as for other entities in which there are deaf participants, so that the youngest know these stories and understand the processes by which deaf education has passed, made visible in these narratives. The methodology used was of a qualitative nature with attention to the minutiae narrated by the participants. As a result, we present a little of the interviewees' report taking into account the generational and identity factor that show us concerned older deaf and younger deaf people adapted to the possibilities that Libras provides.References
LACERDA, Cristina B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. CEDES, Campinas , v. 19, n. 46, p. 68-80, Sept. 1998 . Available from
MOURA, Maria Cecília. O Surdo, Caminhos para uma Nova Identidade. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2000
SANTANA, Ana Paula; BERGAMO, Alexandre. Cultura e identidade surdas: encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 565-582, ago. 2005. Disponível em
SKLIAR, Carlos. A localização política da educação bilíngue para surdos. In: Skliar, C. (org.) Atualidades da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1999.p. 7-14.
SKLIAR, Carlos (Org). A Surdez: Um Olhar sobre as Diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998.
SKLIAR, Carlos. Bilinguismo e biculturalismo Uma análise sobre as narrativas tradicionais na educação dos surdos. In: Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul/Ago 1998 n.º 8. p.44-57.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2016.
VIEIRA, Claudia Regina. Educação bilíngue para surdos: reflexões a partir de uma experiência pedagógica. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.48.2017.tde-27032017-115557. Acesso em: 2021-01-06.
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116977/Educa%C3%A7%C3%A3o%20%20LIBRAS%20CONHECER%20A%20CULTURA%20SURDA.pdf?sequence=1&isAllowed=y (acesso 10/07/2020)
http://emebeneusabassetto.blogspot.com/p/historia-da-escola_3.html (acesso ás 10/07/2020)
http://virtual.ifnmg.edu.br/course/view.php?id=1694 (acesso ás 10/07/2020)
https://us04web.zoom.us/j/72086573306?pwd=bzFOQ2t3a3hETjEzTWpsSGJqVU5Jdz09 (acesso ás 20h30 á 22h00, data: 14/07/20).
Copyright (c) 2021 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.