CEFAM PAULISTA: POLÍTICA DE GOVERNO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FONTES HISTÓRICAS

  • Sônia Aparecida Siquelli Mestrado em Educação Universidade do Vale do Sapucaí-Univás http://orcid.org/0000-0002-8992-1898
  • Mirian Aparecida Beltrão Alves Pedagoga pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos-Unifeob. Professora de Inglês da rede privada de São João da Boa Vista/SP

Resumo

O estudo sobre o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério – CEFAM, no município de Casa Branca-SP problematizou a formação de professores no período de 1988 a 2003, com fundamentos em Sanfelice (2006) e Saviani (2009). Realizou-se uma revisão de literatura e pesquisa documental no Museu Prof.ª Maria Conceição Paschoal[1], por meio de fontes históricas, que possibilitaram descrever a formação de professores. Considerou-se que os projetos de formação, em geral, são decisões materializadas em políticas de governo, que atendem os interesses econômicos de cada época.[1] Parte da coleta de dados deste artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso de Silva e Alves (2015). Agradecimentos à Pedagoga Fabiana Cristina da Silva, in memorian.

Biografias Autor

Sônia Aparecida Siquelli, Mestrado em Educação Universidade do Vale do Sapucaí-Univás
Sônia Aparecida Siquelli é Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (2011), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCamp (2000), Pedagoga e Especialista em Educação pelo Instituto de Ensino Superior de Mococa-IESMoc(1995 e 1997). Professora, pesquisadora e orientadora do Mestrado em Educação e professora colaboradora do Mestrado em Bioética, ambos pela Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, Pouso Alegre/MG. Professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos-Unifeob, em São João da Boa Vista/SP. Docente das disciplinas: Filosofia da Educação, Formação Ética e Política do Profissional Docente, História da Educação Brasileira e Organização da Educação Básica. O foco atual de suas pesquisas recai sobre estudos e pesquisas da formação ética e política do profissional docente, da ética em pesquisa, com fundamentos nos conceitos de Hannah Arendt. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ética, Política e História da Educação Brasileira-NEPHEB, coordena a Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação, Ética e Política. Colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Líder e Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação da Univás- CEPEDU, todos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/Cnpq. 
Mirian Aparecida Beltrão Alves, Pedagoga pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos-Unifeob. Professora de Inglês da rede privada de São João da Boa Vista/SP
Pedagoga pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos-Unifeob. Professora de Inglês da rede privada de São João da Boa Vista/SP
Publicado
2016-08-31
Como Citar
Siquelli, S. A., & Alves, M. A. B. (2016). CEFAM PAULISTA: POLÍTICA DE GOVERNO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FONTES HISTÓRICAS. Argumentos Pró-educação, 1(2). https://doi.org/10.24280/ape.v1i2.82
Secção
Artigos