Trabalho como Princípio Educativo e Ensino Médio Integrado: tendências e perspectivas

  • Cristina Vieira da Costa INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS
  • Rivadávia Porto Cavalcante Instituto Federal do Tocantins
  • Jair José Maldaner Instituto Federal do Tocantins
Palavras-chave: Educação. Trabalho. Ensino médio integrado. Mundo do trabalho.

Resumo

O presente artigo traz uma revisão de literatura acerca dos temas trabalho como princípio educativo e ensino médio integrado. Para melhor compreensão destes assuntos são apresentados neste trabalho tópicos sobre tendências que vem ocorrendo no mundo do trabalho, escola unitária, formação humana entre outros. Também estão presentes neste trabalho  análises quantitativa e qualitativa de indicadores nacionais sobre trabalho e educação. A escolha do tema partiu do seguinte problema: Na sociedade contemporânea, uma parte significativa dos jovens precisam trabalhar antes de concluir o ensino médio, contudo, por não terem a qualificação necessária para o exercício de cargos de maior prestígio, passam a ser explorados em empregos muitas vezes precários e desumanos. Assim o objetivo deste trabalho é reforçar a relevância do ensino médio integrado frente ao cenário atual composto por desigualdades socioeconômicas que assolam a população.

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Publicado
2022-05-15
Como Citar
Vieira da Costa, C., Porto Cavalcante, R., & Maldaner, J. J. (2022). Trabalho como Princípio Educativo e Ensino Médio Integrado: tendências e perspectivas. Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e808
Seção
Artigos