Trabalho como Princípio Educativo e Ensino Médio Integrado: tendências e perspectivas
Resumo
O presente artigo traz uma revisão de literatura acerca dos temas trabalho como princípio educativo e ensino médio integrado. Para melhor compreensão destes assuntos são apresentados neste trabalho tópicos sobre tendências que vem ocorrendo no mundo do trabalho, escola unitária, formação humana entre outros. Também estão presentes neste trabalho análises quantitativa e qualitativa de indicadores nacionais sobre trabalho e educação. A escolha do tema partiu do seguinte problema: Na sociedade contemporânea, uma parte significativa dos jovens precisam trabalhar antes de concluir o ensino médio, contudo, por não terem a qualificação necessária para o exercício de cargos de maior prestígio, passam a ser explorados em empregos muitas vezes precários e desumanos. Assim o objetivo deste trabalho é reforçar a relevância do ensino médio integrado frente ao cenário atual composto por desigualdades socioeconômicas que assolam a população.Referências
ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago, 2004. Disponível em
BORGES, L, F. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 45, p. 101-126, jul/set, 2017. Disponível em
CIAVATTA, Maria. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho necessário, Rio de Janeiro, v.03, n.03, p.1-20. 2005. Disponível em
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, 18 abr, 2014. Disponível em
DORE, R. Afinal, o que significa o trabalho como princípio educativo em gramsci?. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 297-316, 2014. . Disponível em
FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. v.2, Trad. de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas da Educação Básica 2008-2018. Brasília: Inep. Disponível em:
IBGE. Sínteses de Indicadores Sociais. 2008-2018. Disponível em;
MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. Porto Alegre: Artmed, 1990. p. 201 a 247.
MOURA, D, H; FILHO, D, L, L; SILVA, M, R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20 n. 63, p. 1057 – 1080, out./dez. 2015.Disponível em
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, n.34. p. 152-180 Jan/Abr. 2007. Disponível em
Copyright (c) 2022 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.