UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM E-LEARNING: IDEALIZANDO INTERAÇÕES MAIS EFICAZES EM EAD
Resumo
Está relato registra uma experiência pedagógica vivenciada por uma professora de Fukuoka no Japão, ao ministrar o módulo sete abordando a temática da ARTE, em um curso composto por nove módulos, implementado na modalidade totalmente a distância, no Brasil. Para abordar a temática da arte a distância, utilizou-se a metáfora de uma “janela” visando abordar a comunicação entre corpo e mente aliada a janela para o contexto virtual, tendo a arte como ferramenta para ativar a comunicação e ajudar os participantes a visualizar outras janelas abertas, ou seja, janelas emocionais, mentais, físicas, sensoriais e intuitivas. Essa experiência mostrou que os espaços "eu e nós" através de dispositivos eletrônicos necessitam de múltiplos modos de conscientização para possibilitar a interação e os resultados pretendidos. A visão japonesa, aliada a visão brasileira prospectada pela visão de uma das coordenadoras do projeto no Brasil buscaram nesta escrita, descrever como visões tão peculiares dos países envolvidos foram uníssonos, para a concretização do projeto que envolveu os princípios da espiritualidade na educação.Referências
AIRES, L. Literacia Digital. Universidade Aberta, Rede Oblid, CEMRI. 2018. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6017/1/Literacias%20Digitais_Texto_Orientador_VF.pdf. Acessado em 23 bril de 2018.
BOLLE, H. On the Flow of Inner Images and the Borders of Consciousness. 2005.
CARLOS, E. Mental Imagery: Can a Figment of Imagination Help Performance? First Paper on Serendip, 2002. Disponível em: http://serendip.brynmawr.edu/bb/neuro/neuro02/web1/ecarlos.html Acesso em fevereiro de 2016.
DIAS, P. MOREIRA, D., MENDES, A. Q. Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital. Coleção: Educação a Distância e eLearning, N.º 2 - Creative Commum. 2017.
DIAS, P. Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem. Minho, Portugal. Revista Educação, Formação e Tecnologias, pp. 04 ¬¬–10, 2008.
GAWAIN, S. Creative Visualization. Use the Power of your Imagination to Create What You Want. NY: Nataraj Publications, USA, 1978. Disponível em: http://www.oldways.org/documents/headology/creative_visualization_by_shakti_gawain_2.pdf Acesso 19 de março 2015.
HÜTHER, G. The Neurobiological Preconditioons for development of curiosity and creativity, 2004. Disponível em: http://www.gerald-huether.de/Mediathek/english/The_neurobiological_Preconditions.pdf Acesso em 03 de março de 2018.
________. Learning Enthusiastically- A conversation with Prof. Dr. Gerald Hüther, TELIVIZION,25/2012/E, 2012. Disponível em: http://www.br-online.de/jugend/izi/english/publication/televizion/25_2012_E/huether_learning.pdf. Acesso em 07 de junho de 2018.
LEVIN, E. A Função do Filho:espelhos do labirinto da infância. Translation Ricardo Rosenbush. Petropolis, RJ: Editora Vozes, BRA. 2003.
MOREIRA, J. A. VIEIRA, C. P. E-Learning no Ensino Superior: Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior, Cinep/IPC, Coimbra, 2017.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
PALMEIRO, R. AIRES, L. Literacia e Inclusão Digital: Boas Práticas em Portugal e em Espanha. Universidade Aberta, Portugal. Rede Oblid, Cemri. 2017.
RIGO, Rosa Maria; CÔRTE VITÓRIA, Maria Inês. Mediação Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Edipucrs. 2015.
SOUZA, S. LAMAS, D. Shmorgun, i. ARMAN A. A design space for trust enabling interaction design. Proceedings of the International Conference on Multimedia, Interaction, Design and Innovation MIDI 2014. Warsaw, Poland, June 24¬¬–25.
OSCHMAN, J.L. Energy Medicine, The Scientific Basis., Elsevier limited. 2000.
__________. Energy Medicine in Therapeutics and Human Performance. Amsterdam: Elsevier, NLD. 2003.
OSTROWER, F. Creativity and Creative Processes. Petropolis, RJ: Vozes, BRA. 1987.
PERT, C.B. Molecules of Emotion. Berkshire: Cox & Wyman Ltd, GBR. 1997.
RAMACHANDRAN, V.S., BLAKESLEE, S. Phantoms in the Brain - Probing the Mysteries of the Human Mind, 2004.
SACKS, O. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos: translation, Laura T. Motta. Sao Paulo, SP: Editora Companhia da Letras, BRA. 1998.
TITUS, S. HORSMAN, E. Characterizing and Improving Spatial Visualization Skills. Journal of Geoscience Education, Vol.57, No.4, pp.242-254, 2009.
Direitos de Autor (c) 2021 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.