HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – HQS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ESCOLAS DE ASSENTAMENTO

  • Denis de Oliveira Silva Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos – HQs. Educação do Campo. História local. Didática.

Resumo

A construção de Histórias em Quadrinhos - HQs na escola de Educação do Campo (CALDART, 2004) é uma alternativa didática para trabalhar na sala de aula (VERGUEIRO, 2014), por meio de HQs que representem o sócio histórico das comunidades do Assentamento Agrícola de Vila Amazônia em Parintins, em Amazonas. O objetivo deste artigo é demonstrar a utilização de HQs na sala de aula de escolas de Assentamento, a partir da concepção da Educação do Campo, através das histórias orais dos comunitários que narraram histórias das comunidades, para as crianças na escola, as quais foram transformadas em HQs. A realização se deu por meio de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, em duas escolas das comunidades: Mato Grosso e Santo Antônio do Tracajá. Como metodologia foi utilizada a fenomenologia (CERBONE, 2012) e a História Oral (ALBERTI, 2005). As crianças construíram HQs demonstrando as relações sócio-históricas de suas famílias e da comunidade.

Biografia do Autor

Denis de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.

Referências

ALBERTI, Verena. Tratamento das entrevistas de história oral no CPDOC. Rio de Janeiro: CPDOC, 2005.

ARROYO, Miguel Gonzalez. A Educação Básica e o Movimento social do Campo. ________________________; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (org.). Por uma educação do Campo. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. _____________________; MOLINA, Mônica Castagna (org.). Por uma educação do Campo. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

CERBONE, David R. Fenomenologia. – Petrópolis, Rj: Vozes, 2012.

CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes. “Currículos” e Saberes: Caminhos para uma educação no campo multicultural na Amazônia. In. HAGE, Salomão Mufarry (org.). Educação do Campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. – Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MERLEAU-PONTY. Fenomenologia da percepção. – 3ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2014.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. In: Aprendizagem Significativa em revista – v. 1. p. 25 – 46, 2011.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, jun. 1989. ISSN 2178-1494. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278>. Acesso em: 28 Nov. 2018.

Publicado
2021-04-11
Como Citar
Silva, D. de O. (2021). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – HQS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ESCOLAS DE ASSENTAMENTO. Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e649
Seção
Artigos