HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – HQS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ESCOLAS DE ASSENTAMENTO
Resumo
A construção de Histórias em Quadrinhos - HQs na escola de Educação do Campo (CALDART, 2004) é uma alternativa didática para trabalhar na sala de aula (VERGUEIRO, 2014), por meio de HQs que representem o sócio histórico das comunidades do Assentamento Agrícola de Vila Amazônia em Parintins, em Amazonas. O objetivo deste artigo é demonstrar a utilização de HQs na sala de aula de escolas de Assentamento, a partir da concepção da Educação do Campo, através das histórias orais dos comunitários que narraram histórias das comunidades, para as crianças na escola, as quais foram transformadas em HQs. A realização se deu por meio de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, em duas escolas das comunidades: Mato Grosso e Santo Antônio do Tracajá. Como metodologia foi utilizada a fenomenologia (CERBONE, 2012) e a História Oral (ALBERTI, 2005). As crianças construíram HQs demonstrando as relações sócio-históricas de suas famílias e da comunidade.Referências
ALBERTI, Verena. Tratamento das entrevistas de história oral no CPDOC. Rio de Janeiro: CPDOC, 2005.
ARROYO, Miguel Gonzalez. A Educação Básica e o Movimento social do Campo. ________________________; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (org.). Por uma educação do Campo. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. _____________________; MOLINA, Mônica Castagna (org.). Por uma educação do Campo. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
CERBONE, David R. Fenomenologia. – Petrópolis, Rj: Vozes, 2012.
CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes. “Currículos” e Saberes: Caminhos para uma educação no campo multicultural na Amazônia. In. HAGE, Salomão Mufarry (org.). Educação do Campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. – Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MERLEAU-PONTY. Fenomenologia da percepção. – 3ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2014.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. In: Aprendizagem Significativa em revista – v. 1. p. 25 – 46, 2011.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, jun. 1989. ISSN 2178-1494. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278>. Acesso em: 28 Nov. 2018.
Copyright (c) 2021 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.