Metodologias ativas como mediação pedagógica no ensino superior

  • Marcelo da Silva Reis Universidade do Vale do Rio Verde
  • Neide Pena Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Resumo

O debate em torno das metodologias ativas na educação superior é um tema que tem conquistado espaço no meio acadêmico nos últimos anos. Nesse debate, o uso de metodologias ativas no ensino superior equivale a um recurso pedagógico promissor no que se refere à melhoria da aprendizagem e, consequentemente, da educação. Este artigo se origina de um estudo de campo com a utilização de metodologias ativas em um curso de Administração, noturno, por mais de três anos, do tipo Survey, com os alunos participantes de uma prática inovadora que visou estimular a participação dos alunos nas aulas e desenvolver a autonomia no processo de autoaprendizado. Constatou-se que as metodologias ativas representaram ferramentas fundamentais na mediação pedagógica, em que aluno e professor tornaram-se protagonistas e sujeitos ativos, que interagiram e trocaram constantemente informações, fazendo da situação da aula uma oportunidade de desenvolver aprendizagens significativas.

Biografias Autor

Marcelo da Silva Reis, Universidade do Vale do Rio Verde
Mestrado em Educação Graduação em Administração  Docente do Mestrado em Educação (Univás) Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão EStratégia e Inteligência Competitiva Docente do Curso de Administração da Universidade do Vale do Rio Verde de Três Corações/MG      
Neide Pena, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
Doutora em Educação: Currículo Docente do Mestrado em Educação (Univás) Cordenadora do Curso de Especialização em Gestão Educacional (Univás) Líder do Grupo de  Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG)

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Publicado
2020-09-27
Como Citar
da Silva Reis, M., & Pena, N. (2020). Metodologias ativas como mediação pedagógica no ensino superior. Argumentos Pró-educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e557
Edição
Secção
Artigos