ENSINO MÉDIO NO BRASIL: PANORAMA GERAL E CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS ATUAIS
Resumo
O presente estudo tem por objetivo contextualizar o Ensino Médio desde as suas primeiras iniciativas até atualmente e refletir sobre os principais desafios que o permeiam, ainda hoje. Assim, foi realizada uma revisão de literatura dos principais autores brasileiros que investigam o Ensino Médio. Foi possível constatar que o Ensino Médio, desde o início, esteve marcado por forças mercadológicas e por políticas públicas impostas que, muitas vezes, desconsideravam os interesses e as necessidades da comunidade escolar como um todo. Esse cenário ainda é muito presente e remete a muitos dos desafios a serem enfrentados. Uma das principais questões no momento atual é a implementação do novo Ensino Médio. Espera-se que as reflexões tecidas no presente estudo possam contribuir para a melhoria das políticas públicas e auxiliem a pensar o Ensino Médio com maior criticidade, de forma a potencializar ações educacionais formativas mais efetivas.Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, 2015.
BRASIL. Lei n. 13415. Conversão da Medida Provisória n.746 de 2016. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm> Acesso em: 15 dez. 2018.
BRASIL. Medida Provisória n.746 de 22 de setembro de 2016. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm> Acesso em: 12 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Banco Mundial libera US$10 milhões para apoiar reforma do Ensino Médio. 2020. Disponível em: < https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/banco-mundial-libera-us-10-milhoes-para-apoiar-reforma-do-ensino-medio>. Acesso em: 21 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Brasília/DF.1961.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Brasília/DF.1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Pronatec. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pronatec. Acesso em: 5 jul. 2018
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em:
CARMO, Helen Cristina; CORREA, Lucinia Maria. O Ensino Médio no Brasil: desafios e perspectivas. Caderno temático juventude brasileira e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 11 set. 2018.
COSTA, Gilmar Luiz Machado. O Ensino Médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente. Revista brasileira de estudo pedagógicos. Brasília, v.94, n.236, p.185-210, 2013.
COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação; FERREIRA, Fernanda Moreira; LEBOURG, Elodia Honse. Estudar para quê? A (des)valorização do Ensino Médio na fala de três gerações. Revista Eletrônica de Educação. São Paulo, v.10, n.2, p.72-83, 2016.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino Médio: atalho para o passado. Educação e Sociedade. Campinas, v.38, n.139, p.373-384, 2017.
DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação. Porto Alegre, v.32, n.2, p.185-191, 2009.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na Educação Técnica de nível médio em Minas Gerais. Caderno de Pesquisa. São Paulo, v.1, n.144, 2011.
FERRETI, Celso João; SILVA, Monica Robeiro da. Reforma do Ensino Médio no contexto da medida provisória nº 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação e Sociedade. Campinas, v.38, n.139, p. 385-404, 2017.
FRANCO, Maria Laura Barbosa; NOVAES, Gláucia Torres Franco. Os jovens do Ensino Médio e suas representações sociais. Cadernos de pesquisa. São Paulo, v.1, n.112, p.167-183, 2001.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Reforma do Ensino Médio do (des)governo de turno: decreta-se uma escola para os ricos e outra para os pobres. Movimento Revista de Educação. Rio de Janeiro, v.3, n.5, p.329-332, 2016.
GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v.31, n.113, p.1355-1379, 2010.
GOMES, Cândido Alberto. O Ensino Médio no Brasil ou a história do patinho feio recontada. Brasília: Universa, 2000.
GUIMARÃES, Sueli Eid Rufini. Necessidade de pertencer: um motivo humano fundamental. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola. Petrópolis: Vozes, 2.ed. p.177-200, 2010.
Hisdorf, Maria Lúcia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2006.
INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2018. 2019. Disponível em:
INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2019. 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/0/Notas+Estat%C3%ADsticas+-+Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+2019/43bf4c5b-b478-4c5d-ae17-7d55ced4c37d?version=1.0>. Acesso em: 08 abr. 2020.
INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2020. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 21 jan. 2021.
KRAWCZYK, Nora. O Ensino Médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2009.
KRAWCZYK, Nora. Reflexões sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil hoje. Caderno de pesquisa. São Paulo, v.4, n.144, p. 753-769, 2011.
Kuenzer, Acácia Zeneida. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho (6.ed.). São Paulo: Cortez, 2009.
LEÃO, Geraldo. O que os jovens podem esperar da reforma do Ensino Médio brasileiro? Educação em revista. Belo Horizonte, v.1, n.34, p.1-23, 2018.
LEITE, Cristina Maria Costa; FONSECA, Laura Goulart. Percepção dos professores sobre o Ensino Médio e perspectivas de futuro dos jovens que frequentam a escola. In: WELLER, Wivian; FERREIRA, Cristhian Spindola; BENTO, André Lúcio. Juventude e Ensino Médio público no Distrito Federal. Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2018, p. 147-166.
MALUCELLI, Vera Maria Brito. Análise crítica da formação dos profissionais da Educação: Revisando a Licenciatura em Biologia. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v.2, n.4, p.139-152, 2001.
MOURA, Dante Henrique; FILHO, Domingos Leite Lima; SILVA, Monica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da Educação brasileira. Revista brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p.1057-1080, 2015.
NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus. Ensino Médio no Brasil: determinações históricas. Publicatio UEPG Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Ponta Grossa, v.15, n.1, p. 77-87, 2007.
NERI, Marcelo Cortês. Motivação da evasão escolar. 2015. Disponível em:
PEREIRA, Angélica Silvana; REIS, Rosemeire. Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do ensino médio: contextos, experiências e reflexões. Eccos revista científica. São Paulo, v.1, n.35, p. 157-172, 2014.
RAMOS, Marise Nogueira; FRIGOTTO, Gaudêncio. Medida provisória 746/2016: a contra-reforma do ensino médio do golpe de estado de 31 de agosto de 2016. Revista Histedbr on-line. Campinas, v. 70, p.30-48, 2016.
RUMBERGER, Russell. What can be done to reduce the dropout rate? Cambridge: Harvard Education Press, 2006.
SANTOS, Adelcio; SILVA, Everaldo; ACOSTA, Alexandre Carvaho; BORGHETTI, Liz Barbara. Ensino e aprendizagem na visão do estudante. Revista Ibero-americana de estudos em Educação. Araraquara, v.12, n.4, p. 2193-2209, 2017.
SANTOS, Rulian Rocha. Breve histórico do Ensino Médio no Brasil. Anais do Seminário cultura e política na primeira república: campanha civilista na Bahia. Ilhéus, Bahia, 2010.
SARAIVA, Mateus; CHAGAS, Ângela; LUCE, Maria Beatriz. A disputa em torno dos projetos para o Ensino Médio no Brasil: bibliografia em análise. Revista Ciências Humanas, p. 48-68, 2019.
SILVA, Mardem Michael Ferreira; COSTA, Mayra Cristina da Silva; ALMEIDA, Camila Lopes; SILVA, Dienny Sthefany; LOBATO, Pamela Carvalho; RESENDE, Helder Canto. Formação pedagógica em cursos de Licenciatura: um estudo de caso. Educação. Porto Alegre, v.41, n.3, p.593-604, 2016.
ZIBAS, Dagmar. A reforma do ensino médio nos anos de 1990: o parto da montanha e as novas características. In: FRANCO, Maria Laura Barbosa; PARDAL, Luís; VENTURA, Alexandre; DIAS, Carlos. Ensino Médio e Ensino Técnico no Brasil e em Portugal raízes históricas e panorama atual. Campinas: Autores Associados, 2005, p.17-42.
WELLER, Wivian; BENTO, André Lúcio. Ensino Médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagem em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018.
Copyright (c) 2021 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.