ENSINO MÉDIO NO BRASIL: PANORAMA GERAL E CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS ATUAIS

  • Natália Moraes Góes Universidade Estadual de Londrina
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Ensino Médio, Contexto brasileiro, Entraves

Resumo

O presente estudo tem por objetivo contextualizar o Ensino Médio desde as suas primeiras iniciativas até atualmente e refletir sobre os principais desafios que o permeiam, ainda hoje. Assim, foi realizada uma revisão de literatura dos principais autores brasileiros que investigam o Ensino Médio. Foi possível constatar que o Ensino Médio, desde o início, esteve marcado por forças mercadológicas e por políticas públicas impostas que, muitas vezes, desconsideravam os interesses e as necessidades da comunidade escolar como um todo. Esse cenário ainda é muito presente e remete a muitos dos desafios a serem enfrentados. Uma das principais questões no momento atual é a implementação do novo Ensino Médio. Espera-se que as reflexões tecidas no presente estudo possam contribuir para a melhoria das políticas públicas e auxiliem a pensar o Ensino Médio com maior criticidade, de forma a potencializar ações educacionais formativas mais efetivas.

Biografia do Autor

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas
Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ph.D em Educação pela University of Southern California (1993), na área de Psicologia Educacional.

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Publicado
2021-12-21
Como Citar
Moraes Góes, N., & Boruchovitch, E. (2021). ENSINO MÉDIO NO BRASIL: PANORAMA GERAL E CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS ATUAIS. Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e902
Seção
Artigos