O Ensino Ginasial na Produção Científica (1990-2018): temas e problemas abordados

Palavras-chave: Estado do conhecimento. Ginásio. História da educação.

Resumo

O trabalho é o resultado de pesquisa bibliográfica concluida em 2019, que objetivou mapear e analisar a educação ginasial no país adotando como fonte a produção científica disponível nos bancos de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), utilizando como palavras-chave “ensino ginasial”, “educação ginasial”, “ginásio” e “curso ginasial”. Como recorte temporal foi adotado o período de 1990 a 2018. Interessou analisar o que e como a educação ginasial, efetivada em instituições escolares que funcionaram a partir dos anos de 1930 no país, vem sendo produzida e divulgada em plataformas online. Como resultado observou-se certa rarefação do tema como objeto de interesse dos pesquisadores e de programas de pós-graduação. Concluiu-se ainda que esses trabalhos contribuíram não somente para a investigação do tema mas, ao mesmo tempo, para produzi-lo como parte relevante da historiografia da educação brasileira.

Biografia do Autor

Adrielly Soares Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Graduada em pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019) e mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (FAED/UFGD).  
Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani, Universidade Federal da Grande Dourados
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora Associada da Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal da Grande Dourados.  

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Publicado
2022-05-15
Como Citar
Soares Silva, A., & Monteiro Ziliani, R. de L. (2022). O Ensino Ginasial na Produção Científica (1990-2018): temas e problemas abordados. Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e823
Seção
Artigos