As Diferentes Abordagens para o Autismo no Contexto Educacional Contemporâneo

  • Daniel Novaes Universidade São Francisco
  • Branca Monteiro Camargo Unifesp
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural., Autismo., Pandemia

Resumo

Em meio a sensação de abandono educacional, ocasionado no Brasil, também pela pandemia do Coronavírus, como as diferentes concepções sobre o autismo impactam no trabalho educacional no contexto pandêmico brasileiro? Nos rastros desta questão, o objetivo deste artigo é compreender como as concepções recorrentes acerca do transtorno do espectro autista afetam o contexto educacional brasileiro contemporâneo. Para tanto, partiu-se de considerações a respeito da educação na contemporaneidade, em conjunto com um estudo de cunho bibliográfico, a partir de duas fontes de referenciais on-line: Scielo e Google Scholar, com a finalidade de apreender as concepções recorrentes de autismo no contexto educacional; o recorte temporal é de (2010-2019). As análises sustentam-se na matriz histórico-cultural e em seu movimento dialético com vistas às contradições presentes no atual cenário educacional. Os resultados dão indícios de que, ao longo de dez anos, a concepção de autismo em diferentes áreas do conhecimento marcou/marca as representações sociais que se tem dessas pessoas.

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Publicado
2022-07-08
Como Citar
Novaes, D., & Monteiro Camargo, B. (2022). As Diferentes Abordagens para o Autismo no Contexto Educacional Contemporâneo. Argumentos Pró-Educação, 7, 1-21. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e1026
Seção
Artigos