Waldorf Pedagogy and Health: A Dialogue Through the Form Drawing

  • Katia Ribeiro Galdi Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Marcelo Nascimento Burattini Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Neli Regina Siqueira Ortega Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Abstract

Este estudo aborda o movimento a partir da prática do Desenho da Forma, realizado com 89 crianças de escolas Waldorf, com idades entre 7 e 11 anos, e considera o movimento como meio de interseção em ambientes sociais como a escola, e fisiológicos como seres humanos. As medidas foram realizadas no início e no final do ano letivo, em relação à postura e ao equilíbrio estático e dinâmico. As crianças desenvolveram linhas retas e curvas, e as incursões respiratórias foram medidas em três momentos do ano. Um questionário com 25 questões foi elaborado para avaliar cada criança, investigando sua concentração, organização e movimento. O estudo apresentou resultados significativos principalmente nas medidas de incursões respiratórias (p <0,001), avaliação postural (p <0,001) e concentração (p <0,001), os quais foram corroborados pela observação dos cadernos. Todas as práticas pedagógicas Waldorf têm como premissa a arte de educar com ênfase na saúde humana, principalmente por meio do Desenho da Forma. Palavras-chaves: Pedagogia Waldorf. Saúde. Desenho de Formas.

Author Biographies

Katia Ribeiro Galdi, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema (1988). Pós graduada em ciências sociais e antropologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Instituição complementar da Universidade de São Paulo e mestra em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Formada em pedagogia waldorf lecionou como professora de classe e história na Escola Waldorf Francisco de Assis. Coordena o Centro de Formação em Pedagogia Waldorf do Recife, docente e palestrante em seminários e cursos de formação de professor, tutora e orientadora dos professores em Escolas Waldorf no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, arte social, desenho de formas e salutogênese em educação.
Marcelo Nascimento Burattini, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo (1980). Especialista em Medicina Tropical (1982), Infectologia (1983) e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (2005), tem mestrado (1987), doutorado (1989) e Livre-Docência (1995) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo e professor adjunto livre-docente da Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo. Tem bolsa de pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (nível 1C), foi Diretor Técnico da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo entre 1998-2009 e Diretor Técnico do Hospital São Paulo entre 2009-2014. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, atuando principalmente nos seguintes temas:Malaria, Epidemiologia e Dinâmica de Transmissão, Planejamento e Otimização de Estratégias de Controle de Doenças Transmissíveis e Gestão de Qualidade e de Sistemas de Atenção à Saúde. 
Neli Regina Siqueira Ortega, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, treinamento em estatística e incerteza de med - BARONI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO e consultoria estatística na área de inovação - CIA de Talentos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Sistemas Diagnóstico, atuando principalmente nos seguintes temas: conjuntos fuzzy, epidemiologia, sistema especialista, relações fuzzy e modelos lingüísticos.

References

ALEXANDROFF, Marlene Coelho. Os caminhos paralelos do desenvolvimento do desenho e da escrita. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 20-41, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v18n17/v18n17a03.pdf. Acesso em: 06 jun. 2022.

CAMPOS, Jennifer L.; RAMKHALAWANSINGH, Robert; PICHORA-FULLER, M. Kathellen. Hearing, self-motion perception, mobility, and aging. Hearing Research, v. 369, p. 42-55, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S037859551730521X?via%3Dihub. Acesso em: 13 jun. 2022.

CASSIRER, Ernst. Linguagem e Mito: uma contribuição ao problema dos nomes dos deuses. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GLOCKER, M. Salutogênese: onde se encontram as fontes de saúde física, anímica e espiritual?. São Paulo: Liga dos Usuários e Amigos da Arte Médica Ampliada, 2002.

NIEDERHAUSER, Hans R; KIRSCHNER, Hermann. Desenho de Formas. João de Barro, 2008.

HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

HILDEBRANDT, Gunther; MOSER, Maximilian; LEHOFFER, Michael. Chronobiologie und chronomedizin: Biologische Rhythmen Medizinische konsequenzen. Hippokrates-Verlag, 1998.

HUECK, Christoph. Salutogenese: Gesundheitsfordernde Erziehungan an Waldorfschulen. Blickpunkt, 2014.

LIPOSCKI, Daniela Branco; ROSA NETO, Francisco; SAVALLI, Ana Carolina. Validação do conteúdo do Instrumento de Avaliação Postural – IAP. Revista Digital, Buenos Aires, v. 12, n. 109, 2007. Disponível em: https://efdeportes.com/efd109/validacao-do-conteudo-do-instrumento-de-avaliacao-postural.htm. Acesso em: 16 maio 2022.

LUBETZSKY, Anat. Balance, falls and hearing loss: it is time for a paradigma shift?. JAMA Otolaryngology: head and neck surgery, v. 146, n. 6, p. 535-536, 2020. Disponível em: https://www.amedeolucente.it/public/Balance,%20Falls,%20and%20Hearing%20Loss.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

MARASCA, Elaine. A Pedagogia Waldorf: bases epistemológicas de uma educação potencialmente salutogênica. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 12, p. 1139-1164, 2019. Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/463/382. Acesso em: 19 maio 2022.

MARTI, Thomas; HEUSSER, Peter. Gesundheit vier- bis achtjähriger Kinder vor dem Hintergrund des familiaren Lebensstils: Eine retrospektive Querschnittstudie an Kindern aus Schulen in der Stadt Bern und Umgebung. Peter Lang Gmbh, 2009.

MELO, Renato de Souza et al. Equilíbrio estático e dinâmico de crianças e adolescentes com perda auditiva sensório-neural. Einstein, v. 15, n. 3, p. 262-268, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/nSxJSg74h8Zz9477HDN7CbS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 jul. 2022.

NEVES, Michelle Morton Figueiredo; LEITE, Jacqueline Maria Resende Silveira. Avaliação postural em crianças do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 20, n. 4, p. 285-292, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/20027/16076. Acesso em: 27 jul. 2022.

ROCHA, Fábio Theoto. Sistema informatizado para avaliação de crianças com dificuldade de aprendizagem. 2009. Tese (Doutorado em Patologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-31082009-161125/publico/RochaFT2009.pdf. Acesso em: 28 maio 2022.

SOBO, Elisa J. Salutogenic Education? Movement and Whole Child Health in a Waldorf (Steiner) School. Medical Anthropology Quarterly: International Journal for the Analysis of health, v. 29, p. 137-156, 2015a.

SOBO, Elisa J. Social Cultivation of Vaccine Refusal and Delay among Waldorf (Steiner) School Parents. Medical Anthropology Quarterly: Internationnal Journal for the Analysis of health, v. 29, n. 3, p. 381-399, 2015b.

STEINER, Rudolf. A Arte da Educação I. São Paulo: Antroposófica, 2003.

STEINER, Rudolf. O desenvolvimento saudável do ser humano. São Paulo: Antroposófica, 2008.

STEINER, Rudolf. A cultura atual e a Educação Waldorf. São Paulo: Antroposófica, 2014.

ZACARIAS, Alda Isabel Pinto. Avaliação da capacidade de equilíbrio estático e dinâmico em crianças de 10 e 11 anos. 2005. Trabalho de conclusão de curso – Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, 2005.

Published
2022-08-26
How to Cite
Galdi, K. R., Nascimento Burattini, M., & Siqueira Ortega, N. R. (2022). Waldorf Pedagogy and Health: A Dialogue Through the Form Drawing. Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e1042
Section
Artigos