Dilemas de um professor em sala de aula na busca de um ensino reflexivo
Abstract
O texto apresenta uma experiência de docência do autor, realizada no ano de 1999, no Ensino Médio de uma escola pública, após ter concluído o mestrado em educação. O objetivo do texto é fazer alguns apontamentos críticos sobre a referida experiência, que expressa os dilemas do docente sobre os conhecimentos adquiridos no mestrado e as contradições da prática educativa no âmbito da sala de aula. A partir da perspectiva da filosofia da práxis, posiciona-se criticamente em relação ao ensino reflexivo.Palavras-chave: Filosofia da práxis. Ensino reflexivo. Docência.Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.