CONFLITO E VIOLÊNCIA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES MEDIADORES ESCOLARES E COMUNITÁRIOS

  • Cristiane Machado Universidade Cidade de São Paulo UNICID
  • Angela Maria Martins Universidade Cidade de São Paulo - UNICID e Fundação Carlos Chagas
  • Ecleide Cunico Furlanetto Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Resumo

Este artigo sistematiza e analisa as percepções de 54 Professores Mediadores Escolares e Comunitários (PMECs), distribuídos em 43 escolas estaduais paulistas, sobre as ocorrências de situações de conflito e violência na escola. Trata-se de estudo exploratório, baseado na aplicação de questionário semiestruturado. Conclui que são altos os registros de depredação e pichação nas dependências externas e internas das escolas; de roubo de equipamentos e/ou praticados contra profissionais e alunos e de incidência de consumo, porte e tráfico de drogas nas dependências e proximidades das escolas. O principal local em que ocorrem situações de violência na escola é a sala de aula, o que pode comprometer a aprendizagem dos alunos. Nas ocorrências de agressão verbal e física, mais da metade dos professores não respondeu à questão sobre as ações adotadas para mediar o conflito, indicando certa impotência na efetivação da mediação deste tipo de conflito.

Biografia do Autor

Cristiane Machado, Universidade Cidade de São Paulo UNICID
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (2003). Docente do Mestrado em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais na Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Coordenadora do Geppaq - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Avaliação e Qualidade.
Angela Maria Martins, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID e Fundação Carlos Chagas
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, com pós-doutoramento em Políticas Educacionais pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas e professora titular do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo. E-mail: ange.martins@uol.com.br Universidade Cidade de São Paulo - Programa de Pós Graduação em Educação Rua Honório Maia 145 - Tatuapé - São Paulo CEP: 03071-000. Coordena o GAEB – Gestão e Avaliação da Educação Básica.
Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
Doutora em Educação pela PUC-SP, com pós-doutoramento na Universidade de Barcelona. Professora titular do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo. E-mail: ecleide@terra.com.br Universidade Cidade de São Paulo - Programa de Pós Graduação em Educação Rua Honório Maia 145 - Tatuapé - São Paulo CEP: 03071-000. Coordena o Formação e Aprendizagem de Atores Educacionais.
Publicado
2016-08-31
Como Citar
Machado, C., Martins, A. M., & Furlanetto, E. C. (2016). CONFLITO E VIOLÊNCIA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES MEDIADORES ESCOLARES E COMUNITÁRIOS. Argumentos Pró-Educação, 1(2). https://doi.org/10.24280/ape.v1i2.93
Seção
Artigos