Waldorf Pedagogy and Health: a dialogue through the form drawing

  • Katia Ribeiro Galdi Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Marcelo Nascimento Burattini Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Neli Regina Siqueira Ortega Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf. Saúde. Desenho de Formas

Resumo

This study approaches movement from the practice of Form Drawing, carried out with 89 children from Waldorf schools, aged between 7 and 11 years, and considering movement as a means of intersection in social environments such as school, and physiological as human beings. Measurements were taken at the beginning and end of the school year, in relation to posture, and static and dynamic equilibrium. The children developed straight and curved lines, and respiratory incursions were measured at three moments of the year. A questionnaire with 25 questions was created to evaluate each child, investigating their concentration, organization and movement. The study showed significant results particularly in the measures of respiratory incursions (p<0.001), postural assessment (p<0.001) and concentration (p<0.001), which were corroborated by observation of the notebooks. All Waldorf pedagogical practices are premised on the art of educating emphasizing human health, particularly through the Form Drawing. Keywords: Waldorf Pedagogy. Health. Form Drawing.

Biografia do Autor

Katia Ribeiro Galdi, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema (1988). Pós graduada em ciências sociais e antropologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Instituição complementar da Universidade de São Paulo e mestra em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Formada em pedagogia waldorf lecionou como professora de classe e história na Escola Waldorf Francisco de Assis. Coordena o Centro de Formação em Pedagogia Waldorf do Recife, docente e palestrante em seminários e cursos de formação de professor, tutora e orientadora dos professores em Escolas Waldorf no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, arte social, desenho de formas e salutogênese em educação.
Marcelo Nascimento Burattini, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo (1980). Especialista em Medicina Tropical (1982), Infectologia (1983) e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (2005), tem mestrado (1987), doutorado (1989) e Livre-Docência (1995) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo e professor adjunto livre-docente da Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo. Tem bolsa de pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (nível 1C), foi Diretor Técnico da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo entre 1998-2009 e Diretor Técnico do Hospital São Paulo entre 2009-2014. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, atuando principalmente nos seguintes temas:Malaria, Epidemiologia e Dinâmica de Transmissão, Planejamento e Otimização de Estratégias de Controle de Doenças Transmissíveis e Gestão de Qualidade e de Sistemas de Atenção à Saúde. 
Neli Regina Siqueira Ortega, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, treinamento em estatística e incerteza de med - BARONI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO e consultoria estatística na área de inovação - CIA de Talentos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Sistemas Diagnóstico, atuando principalmente nos seguintes temas: conjuntos fuzzy, epidemiologia, sistema especialista, relações fuzzy e modelos lingüísticos.

Referências

ALEXANDROFF, Marlene Coelho. Os caminhos paralelos do desenvolvimento do desenho e da escrita. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 20-41, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v18n17/v18n17a03.pdf. Acesso em: 06 jun. 2022.

CAMPOS, Jennifer L.; RAMKHALAWANSINGH, Robert; PICHORA-FULLER, M. Kathellen. Hearing, self-motion perception, mobility, and aging. Hearing Research, v. 369, p. 42-55, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S037859551730521X?via%3Dihub. Acesso em: 13 jun. 2022.

CASSIRER, Ernst. Linguagem e Mito: uma contribuição ao problema dos nomes dos deuses. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GLOCKER, M. Salutogênese: onde se encontram as fontes de saúde física, anímica e espiritual?. São Paulo: Liga dos Usuários e Amigos da Arte Médica Ampliada, 2002.

NIEDERHAUSER, Hans R; KIRSCHNER, Hermann. Desenho de Formas. João de Barro, 2008.

HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

HILDEBRANDT, Gunther; MOSER, Maximilian; LEHOFFER, Michael. Chronobiologie und chronomedizin: Biologische Rhythmen Medizinische konsequenzen. Hippokrates-Verlag, 1998.

HUECK, Christoph. Salutogenese: Gesundheitsfordernde Erziehungan an Waldorfschulen. Blickpunkt, 2014.

LIPOSCKI, Daniela Branco; ROSA NETO, Francisco; SAVALLI, Ana Carolina. Validação do conteúdo do Instrumento de Avaliação Postural – IAP. Revista Digital, Buenos Aires, v. 12, n. 109, 2007. Disponível em: https://efdeportes.com/efd109/validacao-do-conteudo-do-instrumento-de-avaliacao-postural.htm. Acesso em: 16 maio 2022.

LUBETZSKY, Anat. Balance, falls and hearing loss: it is time for a paradigma shift?. JAMA Otolaryngology: head and neck surgery, v. 146, n. 6, p. 535-536, 2020. Disponível em: https://www.amedeolucente.it/public/Balance,%20Falls,%20and%20Hearing%20Loss.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

MARASCA, Elaine. A Pedagogia Waldorf: bases epistemológicas de uma educação potencialmente salutogênica. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 12, p. 1139-1164, 2019. Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/463/382. Acesso em: 19 maio 2022.

MARTI, Thomas; HEUSSER, Peter. Gesundheit vier- bis achtjähriger Kinder vor dem Hintergrund des familiaren Lebensstils: Eine retrospektive Querschnittstudie an Kindern aus Schulen in der Stadt Bern und Umgebung. Peter Lang Gmbh, 2009.

MELO, Renato de Souza et al. Equilíbrio estático e dinâmico de crianças e adolescentes com perda auditiva sensório-neural. Einstein, v. 15, n. 3, p. 262-268, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/nSxJSg74h8Zz9477HDN7CbS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 jul. 2022.

NEVES, Michelle Morton Figueiredo; LEITE, Jacqueline Maria Resende Silveira. Avaliação postural em crianças do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 20, n. 4, p. 285-292, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/20027/16076. Acesso em: 27 jul. 2022.

ROCHA, Fábio Theoto. Sistema informatizado para avaliação de crianças com dificuldade de aprendizagem. 2009. Tese (Doutorado em Patologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-31082009-161125/publico/RochaFT2009.pdf. Acesso em: 28 maio 2022.

SOBO, Elisa J. Salutogenic Education? Movement and Whole Child Health in a Waldorf (Steiner) School. Medical Anthropology Quarterly: International Journal for the Analysis of health, v. 29, p. 137-156, 2015a.

SOBO, Elisa J. Social Cultivation of Vaccine Refusal and Delay among Waldorf (Steiner) School Parents. Medical Anthropology Quarterly: Internationnal Journal for the Analysis of health, v. 29, n. 3, p. 381-399, 2015b.

STEINER, Rudolf. A Arte da Educação I. São Paulo: Antroposófica, 2003.

STEINER, Rudolf. O desenvolvimento saudável do ser humano. São Paulo: Antroposófica, 2008.

STEINER, Rudolf. A cultura atual e a Educação Waldorf. São Paulo: Antroposófica, 2014.

ZACARIAS, Alda Isabel Pinto. Avaliação da capacidade de equilíbrio estático e dinâmico em crianças de 10 e 11 anos. 2005. Trabalho de conclusão de curso – Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, 2005.

Publicado
2022-08-26
Como Citar
Galdi, K. R., Nascimento Burattini, M., & Siqueira Ortega, N. R. (2022). Waldorf Pedagogy and Health: a dialogue through the form drawing. Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e1042
Seção
Artigos