Cenário Acadêmico de Medidas de Prevenção e Intervenção à Violência Escolar

  • Diully Suellen Pinheiro Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Livia Sousa da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Resumo

O presente ensaio buscou identificar proposições de prevenção e ou intervenção à violência escolar em trabalhos disponíveis na plataforma Google acadêmico e Scielo no interstício de 2015 a 2019. O tratamento analítico ocorreu com base na análise temática, conforme propõem Braun e Clarke (2006). Assim, a partir dos resultados, foram encontrados quatro principais temas referentes às proposições de estudos sobre a prevenção e a intervenção à violência escolar: Diálogo para formação moral e ética dos alunos; Formação na família; Papel da Escola; e Papel do Estado. Observou-se que, as principais incursões no sentido de prevenir e ou minimizar situações violentas na escola, observadas nos textos analisados, denotam uma centralidade de ações em relação aos estudantes, submetidos, sobretudo, às práticas de disciplinamento, e que perpassam as diferentes instituições pelas quais esses sujeitos estão submetidos: a família, a escola e a sociedade.

Biografias Autor

Diully Suellen Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Pará
Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Voluntaria na secretaria da Associação união de moradores do Riacho doce- AUMRD. Voluntária no Grupo de pesquisa intitulado: Reconstruindo memórias sociais acerca da rivalidade entre as escolas em Belém-PA. Atualmente é bolsista da secretaria do Instituto de Ciências Jurídicas, UFPA. Área de atuação: Educação.
Livia Sousa da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Doutora em Ciências Sociais ? Sociologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Educação (Currículo e Formação de Professores), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialista em Psicopedagogia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA);Licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa Imagem, Arte, Ética e Sociedade; e vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Feminismos e Interseccionalidade. Atualmente é Professora Adjunta I no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA, Faculdade de Educação.

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Publicado
2022-05-15
Como Citar
Ferreira, D. S. P., & Silva, L. S. da. (2022). Cenário Acadêmico de Medidas de Prevenção e Intervenção à Violência Escolar . Argumentos Pró-educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e973
Secção
Ensaio