O que se estudou no Brasil sobre Alfabetização de 2016 a 2018

  • Jessica Kamilla Mendes Pereira Campos Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí
  • Gevair Campos Faculdade UniBF
Palavras-chave: Alfabetização, Leitura, Escrita, Brasil

Resumo

Alfabetização, definido por muitos como o ato de alfabetizar, vinculado principalmente com o ensino primário para denominar práticas de leitura e escrita. Mas alfabetização vai muito além de saber ler e escrever. Também não se restringe apenas ao ensino primário. Este artigo tem como objetivo identificar as características das produções científicas brasileiras sobre alfabetização, entre 2016 e 2018. Para responder o objetivo proposto, utilizou-se o Método InOrdinatio proposto por Pagani et al., considerando o fator de impacto do periódico. Concluiu-se dentre os estudos analisados, metade dos trabalhos extrapolaram estudar alfabetização no ensino primário, com estudos nas áreas da saúde, educação de adultos, alfabetização financeira e a formação dos professores. Dentre os estudos que objetivaram estudar a alfabetização no ensino primário, a maioria enfocaram as habilidades de leitura e escrita no ensino fundamental.

Biografia do Autor

Jessica Kamilla Mendes Pereira Campos, Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP), Docente na rede municipal de ensino de Unaí-MG.
Gevair Campos, Faculdade UniBF
Mestre em Agronegócios pela Universiade de Brasília (UnB).

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Publicado
2022-05-15
Como Citar
Pereira Campos, J. K. M., & Campos, G. (2022). O que se estudou no Brasil sobre Alfabetização de 2016 a 2018 . Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e964
Seção
Artigos