PRODUÇÃO DE VÍDEOS ESTUDANTIS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Com a pandemia do Coronavírus, a educação encarou um paradigma crucial concernente aos métodos pedagógicos. Soma-se a isso a necessidade de estabelecer estratégias de ensino que oportunizem um aprendizado ativo. Desse modo, o objetivo desse relato de experiência foi avaliar a relevância da produção de vídeos estudantis como método inovador de aprendizagem. A intervenção pedagógica foi realizada em uma escola pública com alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental II, de maneira on-line. A proposta baseou-se na junção das ferramentas metodológicas de Storytelling, Stop motion e produção de vídeos estudantis. Foram realizados quatro encontros na disciplina de História, com a temática da Segunda Guerra Mundial. Os alunos demonstraram maior domínio dos objetos de aprendizagem após a produção e apresentação dos vídeos, constatados pela análise dos trabalhos desenvolvidos por eles e do questionário avaliativo.Referências
BUENO, Wilson Silva. Motivação e desmotivação escolar no ensino fundamental anos finais. 2013. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
BURTON, Tim. Entrevista publicada no caderno de FIM DE SEMANA do Jornal Gazeta Mercantil, no dia 22 e 23 de outubro de 2005. Disponível em: https://citacoes.in/citacoes/106668-tim-burton-para-mim-stop-motion-e-um-metodo-e-um-veiculo-mu. Acesso em: 27 fev. 2021
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CATANANTE, Flavia. AULAS ON-LINE DURANTE A PANDEMIA:
condições de acesso asseguram a participação do aluno? Revista Científica Educ@ção v.4, n.8, out/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FREITAS, Maria Teresa de Assunção (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Coleção leitura, escrita e oralidade).
LOURES, João Victor. Podcasts de Storytelling: A produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história. orientadora: Aline Dias da Silveira. 2018. 99 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2018.
MORAES, Carolina Roberta; VARELA, Simone. Motivação do aluno durante o processo de ensino aprendizagem. Revista eletrônica de educação. Londrina, UNIFIL, v.1, n.1, p. 1-12, ago.;dez. 2007. Disponível em: https://www.unifil.br/portal/images/pdf/documentos/revistas/revista-eletronica/educacao/jul-dez-2007.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.
MORAN, José. Metodologias ativas de bolso. Como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2019. Disponível em:
https://issuu.com/editoradobrasil/docs/metodologias-issuu. Acesso em: 19 ago. 2020.
NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização
de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev.
NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.350-375, 2016.
OLIVEIRA, Cláudia Ester de; DIAS, Maria Luiza; ALMEIDA, Rafael Santos de. Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia. In: ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE., 2020, Belo Horizonte, Anais [...]. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/17578. Acesso em: 27 fev. 2021.
PALACIOS, Fernando; TERENZZO, Martha. O guia completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. xxvii, 420 p.
PEREIRA, Josias; JANHKE, Giovana. Produção de vídeo nas escolas: educar com prazer. Pelotas: Erdfilmes, 2012. (Estudo de caso na escola Independência, Pelotas - RS).
PIFFERO, E. L. F. et al. Um novo contexto, uma nova forma de ensinar: metodologias ativas em aulas remotas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19. dez. 2020.
PRIEBE, Ken A.The advanced art of stop Motion. Stanford: Cengage Learning, 2011.
SILVA, Josias Pereira da. A produção de vídeo estudantil na prática docente: uma forma de ensinar. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/3193/1/SILVA%2c%20Josias%20Pereira%20da.pdf. Acesso em: 28/02/2021.
SILVA, Maria de Fátima Gomes da; SANTANA, Iolanda Mendonça de. Interdisciplinaridade nas práticas docentes de professoras da educação básica Imagens da Educação, Maringá, v. 10, n.2, p. 65-79, mai./ago. 2020
SOARES, Sérgio J. PuccinI. Documentário e roteiro de cinema: da pré-produção à pós-produção.2007. Tese (Doutorado em Multimeios). UNICAMP, 2007. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/285156/1/Soares_SergioJosePuccini_D.pdf. Acesso em: 28/02/2021.
VIGOTSKY, Lev Semenovich; COLE, Michel. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Direitos de Autor (c) 2021 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.