INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENSINO CONTÁBIL E NO ENSINO COMERCIAL BRASILEIROS (1808-2015)

  • Frederico Efigênio de Carvalho Morais UNIVAS
  • Nelson Lambert de Andrade UNIVAS
  • Lariana Paula Pinto Universidade do Vale do Sapucaí

Resumo

O presente artigo se contextualiza na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Avaliação do Mestrado em Educação da Universidade Vale do Sapucaí. Tem-se como objetivo contribuir com a compreensão do surgimento e evolução do ensino contábil no Brasil, inserido no contexto da educação profissional, por meio do histórico de sua criação. Visa conhecer o desenvolvimento e a evolução deste ensino até os tempos atuais, diante das políticas públicas que nortearam a profissão e o ensino contábil, sendo reconhecido como Bacharelado em Ciências Contábeis. Como metodologia de pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico, que buscou destacar as principais alterações relacionadas com o ensino contábil, de acordo com a época em que se passava. Portanto, por meio do levantamento histórico realizado, pode-se considerar que este estudo contribui para o melhor entendimento de como esse ensino desenvolveu e evoluiu no Brasil, sendo capaz de mostrar os principais marcos que influenciaram a profissão e o ensino contábil, que, por sua vez, foi se adaptando de acordo com as necessidades demandadas pelo mercado econômico e político, em cada época que atravessava.

Biografias Autor

Frederico Efigênio de Carvalho Morais, UNIVAS
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí-Univás, especialista em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações- Unincor; graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Cenecista de Varginha/MG, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG). Professor na graduação do curso de Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Grupo UNIS) e Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).
Nelson Lambert de Andrade, UNIVAS
Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)-MG em 2007. Graduado em Administração de Empresas (1972) e em Ciências Contábeis (1974) pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro. Atualmente é professor permanente do Mestrado em Educação da Univás.
Lariana Paula Pinto, Universidade do Vale do Sapucaí
Psicóloga pela Universidade do Vale do Sapucaí/MG. Mestre e doutora pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia, área de concentração em Avaliação Psicológica, da Universidade São Francisco/SP. Extensão em Neuropsicologia com Formação em Reabilitação Cognitiva. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica e Educacional, incluindo construção e validação de instrumentos psicológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica e educacional, orientação profissional e desenvolvimento de carreira, e psicologia positiva. Professora no curso de Graduação em Psicologia, pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Vale do Sapucaí. Professora dos cursos de especialização em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia, pelo IPOG.

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Publicado
2020-12-30
Como Citar
Morais, F. E. de C., Andrade, N. L. de, & Paula Pinto, L. (2020). INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENSINO CONTÁBIL E NO ENSINO COMERCIAL BRASILEIROS (1808-2015). Argumentos Pró-educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e751
Edição
Secção
Artigos