INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENSINO CONTÁBIL E NO ENSINO COMERCIAL BRASILEIROS (1808-2015)

  • FREDERICO EFIGENIO DE CARVALHO MORAIS UNIVAS
  • Nelson Lambert de Andrade UNIVAS
  • Lariana Paula Pinto Universidade do Vale do Sapucaí
Palavras-chave: Educação Comercial, Conselho Federal de Contabilidade, Ciências Contábeis

Resumo

O presente artigo se contextualiza na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Avaliação do Mestrado em Educação da Universidade Vale do Sapucaí. Tem-se como objetivo contribuir com a compreensão do surgimento e evolução do ensino contábil no Brasil, inserido no contexto da educação profissional, por meio do histórico de sua criação. Visa conhecer o desenvolvimento e a evolução deste ensino até os tempos atuais, diante das políticas públicas que nortearam a profissão e o ensino contábil, sendo reconhecido como Bacharelado em Ciências Contábeis. Como metodologia de pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico, que buscou destacar as principais alterações relacionadas com o ensino contábil, de acordo com a época em que se passava. Portanto, por meio do levantamento histórico realizado, pode-se considerar que este estudo contribui para o melhor entendimento de como esse ensino desenvolveu e evoluiu no Brasil, sendo capaz de mostrar os principais marcos que influenciaram a profissão e o ensino contábil, que, por sua vez, foi se adaptando de acordo com as necessidades demandadas pelo mercado econômico e político, em cada época que atravessava.

Biografia do Autor

FREDERICO EFIGENIO DE CARVALHO MORAIS, UNIVAS
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí-Univás, especialista em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações- Unincor; graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Cenecista de Varginha/MG, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG). Professor na graduação do curso de Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Grupo UNIS) e Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).
Nelson Lambert de Andrade , UNIVAS
Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)-MG em 2007. Graduado em Administração de Empresas (1972) e em Ciências Contábeis (1974) pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro. Atualmente é professor permanente do Mestrado em Educação da Univás.
Lariana Paula Pinto, Universidade do Vale do Sapucaí
Psicóloga pela Universidade do Vale do Sapucaí/MG. Mestre e doutora pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia, área de concentração em Avaliação Psicológica, da Universidade São Francisco/SP. Extensão em Neuropsicologia com Formação em Reabilitação Cognitiva. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica e Educacional, incluindo construção e validação de instrumentos psicológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica e educacional, orientação profissional e desenvolvimento de carreira, e psicologia positiva. Professora no curso de Graduação em Psicologia, pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Vale do Sapucaí. Professora dos cursos de especialização em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia, pelo IPOG.

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Publicado
2020-12-30
Como Citar
Morais, F. E. de C., Andrade, N. L. de, & Paula Pinto, L. (2020). INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENSINO CONTÁBIL E NO ENSINO COMERCIAL BRASILEIROS (1808-2015). Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e751
Edição
Seção
Artigos