JOHN LOCKE: UM LIBERAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE SUA ÉPOCA
Resumo
O presente texto tem por objetivo construir um diálogo entre o pensamento liberal do autor inglês John Locke (1632-1704) e suas contribuições para a concepção educacional da época. Consensualmente citado como “pai do liberalismo”, Locke sagrou-se como estudioso de diversos campos do conhecimento humano, como o político, o social e o educacional. Para além de um pensador, participou ativamente dos conflitos políticos de seu país, concedendo sustentação teórico-filosófica para a formação de um Estado liberal, produzindo obras que versam, numa interpretação sucinta, sobre o entendimento humano, os direitos dos homens e sua relação com o Estado, e ainda sobre a educação do homem como pressuposto para alcançar a razão e a emancipação para a liberdade. Dessa forma, à luz das ideias de Locke, ressaltou-se a inovação de seu pensamento educacional frente ao contexto histórico da época, associando referências de sua obra “Alguns pensamentos sobre a educação” (1693) com os ideais liberais defendidos pelo autor.Referências
CHAUI, Marilena. Iniciação à filosofia. 2 ed. São Paulo: Ática, 2013.
FLORENZANO, Modesto. As revoluções burguesas. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
HILL, Christopher. A revolução inglesa de 1640. Lisboa: presença, 1985.
LOCKE, John. Carta acerca da tolerância; Segundo Tratado sobre o governo; Ensaio acerca do entendimento humano. Os pensadores. Traduções de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
LOCKE, John. 2. Alguns pensamentos sobre a educação. Portugal: Ed. Almedina, 2012.
MERQUIOR, José Guilherme. O liberalismo antigo e moderno. São Paulo: Realizações Editora, 1991.
ROSSETTO, Miguel da Silva. Liberdade e disciplina em John Locke: as leis da razão no processo de formação humana. Controvérsia. São Leopoldo, RS, v. 11, n. 2, p. 91-102, mai-ago. 2015.
SANCHEZ, Ana Maria Brito. A teoria da educação liberal de Locke. GT2 – Filosofia, Cristianismo e Educação. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Disponível :< http://www.mackenzie.br/fileadmin/Chancelaria/GT2/Ana_Maria_Brito_Sanchez.pdf>. Acesso em: 10/jul/2018.
TERUYA, Teresa Kazuko et al. As contribuições de John Locke no pensamento educacional contemporâneo. IX Jornada do HISTEDBR: História, sociedade e educação no Brasil. UFPA, jul/2010. Disponível em: < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada9/_files/BDxADftT.pdf>. Acesso em 10/jul/2018.
Direitos de Autor (c) 2021 Argumentos Pró-educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.