JOHN LOCKE: UM LIBERAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE SUA ÉPOCA

  • Lucy Gabrielli Bonifácio Silva Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP
Palavras-chave: John Locke. Pensamento educacional. Liberalismo

Resumo

O presente texto tem por objetivo construir um diálogo entre o pensamento liberal do autor inglês John Locke (1632-1704) e suas contribuições para a concepção educacional da época. Consensualmente citado como “pai do liberalismo”, Locke sagrou-se como estudioso de diversos campos do conhecimento humano, como o político, o social e o educacional. Para além de um pensador, participou ativamente dos conflitos políticos de seu país, concedendo sustentação teórico-filosófica para a formação de um Estado liberal, produzindo obras que versam, numa interpretação sucinta, sobre o entendimento humano, os direitos dos homens e sua relação com o Estado, e ainda sobre a educação do homem como pressuposto para alcançar a razão e a emancipação para a liberdade. Dessa forma, à luz das ideias de Locke, ressaltou-se a inovação de seu pensamento educacional frente ao contexto histórico da época, associando referências de sua obra “Alguns pensamentos sobre a educação” (1693) com os ideais liberais defendidos pelo autor.

Biografia do Autor

Lucy Gabrielli Bonifácio Silva, Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP
Formação inicial em História (UNICSUL/2007), Mestrado em História Social (PUCSP - 2010), Especialização em Planejamento, implementação e Gestão de Educação à Distância (UFF/2015), Doutoranda em Sociologia da Educação (FEUSP). Área de concentração: História Contemporânea e Imigração. 

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Publicado
2021-04-11
Como Citar
Silva, L. G. B. (2021). JOHN LOCKE: UM LIBERAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE SUA ÉPOCA. Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e670
Seção
Artigos