REFORMA DO ESTADO E A LEGITIMAÇÃO DO SETOR NÃO EXCLUSIVO NA EDUCAÇÃO

Resumo

Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado na qual tivemos o objetivo de demonstrar de que forma a legitimação do setor não exclusivo do Estado tem sido foco das orientações de organismos internacionais. Neste artigo apresentamos fragmentos de documentos que demonstraram que a política educacional brasileira vem sofrendo influências externas e internas. Tais pressões objetivam disseminar argumentos de ineficiência do Estado no que diz respeito a educação brasileira. Os estudos deixaram em evidência que a necessidade de reforma do estado tem sido orientada pelos Organismos Internacionais em diferentes documentos e posteriormente demonstraram ter sido incorporadas às políticas educacionais por meio das parcerias público-privadas. Tal estudo possibilitou uma reflexão necessária sobre as implicações decorrentes dessas parcerias para a política educacional.

Biografias Autor

Taisa Carla Pereira, Unioeste
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Isaura Monica Souza Zanardini, Unioeste
Doutora em Educação. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Referências

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Publicado
2021-04-11
Como Citar
Pereira, T. C., & Souza Zanardini, I. M. (2021). REFORMA DO ESTADO E A LEGITIMAÇÃO DO SETOR NÃO EXCLUSIVO NA EDUCAÇÃO. Argumentos Pró-educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e647
Secção
Artigos