REFORMA DO ESTADO E A LEGITIMAÇÃO DO SETOR NÃO EXCLUSIVO NA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Reforma do estado, organismos internacionais, política educacional, parcerias público-privadas.

Resumo

Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado na qual tivemos o objetivo de demonstrar de que forma a legitimação do setor não exclusivo do Estado tem sido foco das orientações de organismos internacionais. Neste artigo apresentamos fragmentos de documentos que demonstraram que a política educacional brasileira vem sofrendo influências externas e internas. Tais pressões objetivam disseminar argumentos de ineficiência do Estado no que diz respeito a educação brasileira. Os estudos deixaram em evidência que a necessidade de reforma do estado tem sido orientada pelos Organismos Internacionais em diferentes documentos e posteriormente demonstraram ter sido incorporadas às políticas educacionais por meio das parcerias público-privadas. Tal estudo possibilitou uma reflexão necessária sobre as implicações decorrentes dessas parcerias para a política educacional.

Biografia do Autor

Taisa Carla Pereira, Unioeste
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Isaura Monica Souza Zanardini, Unioeste
Doutora em Educação. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Referências

ADRIÃO, T. Escolas charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da Educação pública. Educação e Filosofa Uberlândia, v.28, n. especial, p.263-282, 2014.

BELTRÃO, J. e TAFARELL, C. A ofensiva dos reformadores empresariais e a resistência de quem defende a escola pública. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 587-601, jul./dez. 2017. Disponível em:

BANCO MUNDIAL. O Estado num mundo em transformação. Relatório sobre desenvolvimento mundial 1997. Washington, D. C., EUA 1997.

__________. Um Ajuste justo. Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Washington, D. C., EUA, 2017.

BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado – MARE. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF: novembro de 1995.

CARVALHO, E. A Educação Básica brasileira e as novas relações entre o Estado e os empresários. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 525-541, jul./dez. 2017.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 2001.

FALLEIROS, I; PRONKO, M. A.; OLIVEIRA, M. C. Fundamentos históricos da formação/atuação dos intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Mª W. (org). Direita para o Capital e Esquerda para o Social. Intelectuais da nova pedagogia da Hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

LIMA, L. Apresentação da seção temática - Privatização da educação no contexto da(s) "Terceira(s) Via(s)”: uma caracterização em análise. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 2, p. 177-181, maio/ago. 2013.

LUMERTZ et al. As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 557-570, jul./dez. 2017. Disponível em:

MONTANO, M. R. e PIRES, D. O. O marco regulatório do Terceiro Setor: a oferta da Educação Infantil no município de Porto Alegre.In: DOSSIÊ TEMÁTICO: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação.Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.15, n.31, p. 16-37, jan./mar.2019.

OECD, Active with Brazil, better policies for better lives, 2018.

PERONI, V. As relações entre o público e o privado nas políticas educacionais no contexto da terceira via. Currículo sem Fronteiras, v.13, n. 2, p. 234-255, maio/ago. 2013.

_________. Implicações da relação público-privada para a democratização da educação. In: Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Organizadoras: Vera Maria Vidal Peroni, Paula Valim de Lima e Carolina Rosa Kader – São Leopoldo: Oikos, 2018.

PERONI, V. e PIRES, D. O. Apresentação. Dossiê temático. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.15, n.31, p. 13-15, jan./mar.2019.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

ZANARDINI, Isaura Monica Souza. A ideologia da pós-modernidade e a política de gestão educacional brasileira. Campinas, SP: UNICAMP - Faculdade de Educação, 2006. (Tese de doutorado).

Publicado
2021-04-11
Como Citar
Pereira, T. C., & Souza Zanardini, I. M. (2021). REFORMA DO ESTADO E A LEGITIMAÇÃO DO SETOR NÃO EXCLUSIVO NA EDUCAÇÃO. Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e647
Seção
Artigos