Identidades Quilombolas: estudo de caso com as crianças da comunidade de Nova Esperança

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas considerações de uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada com um grupo de crianças de uma escola quilombola no interior do estado da Bahia. Discutimos como elaboramos e realizamos a pesquisa, especificamente no que tange aos instrumentos que utilizamos para compreender as percepções das crianças sobre ser quilombola. Empregamos desenhos produzidos pelas crianças e entrevistas para a produção dos dados. As conclusões assinalam a importância dos desenhos para o processo de compreensão do reconhecimento construído pelas crianças pesquisadas.

Biografias Autor

Wesley Santos de Matos
Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB). Professor de História da Rede Estadual de Ensino da Bahia.
Benedito Gonçalves Eugênio
Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Campus de Vitória da Conquista.

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Publicado
2020-04-29
Como Citar
Santos de Matos, W., & Gonçalves Eugênio, B. (2020). Identidades Quilombolas: estudo de caso com as crianças da comunidade de Nova Esperança. Argumentos Pró-educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e624
Edição
Secção
Dossiê