A construção da autoestima e afirmação das identidades negras nas crianças quilombolas

  • José Artur do Nascimento Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - Doutorado em Educação
  • Julvan Moreira de Oliveira Universidade Federal de Juíz de Fora - Professor do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa ANIME / PPGE-UFJF

Resumo

Ao realizarmos contato com uma escola localizada em uma tradicional comunidade quilombola, na região de União dos Palmares - AL, e ouvirmos as narrativas das crianças com um imaginário que desvalorizava a identidade negra, objetivamos conhecer por meio de pesquisa bibliográfica especificamente sobre as relações étnico-raciais, que pudesse dar um suporte teórico necessário para se conhecer e compreender as atuais discussões sobre o racismo, o preconceito e a discriminação racial, sobretudo no campo educacional. Este estudo não identificou trabalhos delimitados sobre a construção da identidade étnico-racial no universo da educação quilombola. Conclui-se que as narrativas apresentadas pelas crianças em nosso contato com a comunidade quilombola Muquém necessitam ter a oportunidade de construir relacionamentos saudáveis consigo mesmas e com seus pares e que estejam fundamentadas com a valorização da identidade quilombola

Biografias Autor

José Artur do Nascimento Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora - Doutorado em Educação
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, no Centro de Educação/ CEDU. Professor da Educação Básica na rede Municipal de Ensino na cidade de União dos Palmares - Atuou como Diretor Administrativo na Escola Municipal Professora Maria Augusta Duarte Sarmento. Foi professor Bolsista no Instituto Federal de Alagoas - Rede-Etec - (IFAL), atuando nos cursos técnicos do Profuncionário, na área de Educação. Especialista em Formações de Professores em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, no Centro de Educação - CEDU. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Atividade Docente e Subjetividade, no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atuando especificamente nos temas que se reportam ao Currículo, as Relações Étnicorraciais, Comunidades Quilombolas e Educação. Fui aluno colaborador do grupo de pesquisa Educação e Relações Étnicorraciais no Centro de Educação/CEDU na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Julvan Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Juíz de Fora - Professor do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa ANIME / PPGE-UFJF
Professor do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Política) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), Licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF-SP) e a Graduado em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo. Atualmente é Diretor de Ações Afirmativas da UFJF, membro do GT-21 da ANPED (Educação e Relações Étnico-raciais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), compondo o comitê científico na gestão 2018-2019 e vice-coordenador na gestão 2016-2017; membro fundador da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as), compondo a diretoria na gestão 2002-2004 e articulista da Red Iberomericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones. Líder do ANIME (Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia, Imaginário e Educação), atuando na área de Antropologia Educacional e Filosofia da Educação, com interesse nos seguintes temas: africanidades, filosofia africana; imaginário afro-brasileiro; diversidade étnico-racial e socioantropologia do cotidiano.

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Publicado
2020-04-29
Como Citar
Silva, J. A. do N., & Oliveira, J. M. de. (2020). A construção da autoestima e afirmação das identidades negras nas crianças quilombolas. Argumentos Pró-educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e621
Edição
Secção
Dossiê