A construção da autoestima e afirmação das identidades negras nas crianças quilombolas

  • José Artur do Nascimento Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - Doutorado em Educação
  • Julvan Moreira de Oliveira Universidade Federal de Juíz de Fora - Professor do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa ANIME / PPGE-UFJF

Abstract

Through the contact with a school in a traditional quilombola region (Palmares, AL, Brazil), and through the kids narratives that showed a devalued imagination of their black identity, we've made a bibliographic research, specifically about the ethnical and racial subjects, that gave us the theoretical support needed to get to know and comprehend the current racism, prejudice and racial discrimination debates, especially in the educational field. This study identified that there is no research specifically about the formation of ethnical-racial identity in the quilombola educational field. We could conclude that Muquém quilombola need to have the opportunity to build healthy relationships with themselves and with their peers and that be based on the valorization of quilombola identity.

Author Biographies

José Artur do Nascimento Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora - Doutorado em Educação
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, no Centro de Educação/ CEDU. Professor da Educação Básica na rede Municipal de Ensino na cidade de União dos Palmares - Atuou como Diretor Administrativo na Escola Municipal Professora Maria Augusta Duarte Sarmento. Foi professor Bolsista no Instituto Federal de Alagoas - Rede-Etec - (IFAL), atuando nos cursos técnicos do Profuncionário, na área de Educação. Especialista em Formações de Professores em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, no Centro de Educação - CEDU. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Atividade Docente e Subjetividade, no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atuando especificamente nos temas que se reportam ao Currículo, as Relações Étnicorraciais, Comunidades Quilombolas e Educação. Fui aluno colaborador do grupo de pesquisa Educação e Relações Étnicorraciais no Centro de Educação/CEDU na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Julvan Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Juíz de Fora - Professor do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa ANIME / PPGE-UFJF
Professor do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Política) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), Licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF-SP) e a Graduado em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo. Atualmente é Diretor de Ações Afirmativas da UFJF, membro do GT-21 da ANPED (Educação e Relações Étnico-raciais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), compondo o comitê científico na gestão 2018-2019 e vice-coordenador na gestão 2016-2017; membro fundador da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as), compondo a diretoria na gestão 2002-2004 e articulista da Red Iberomericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones. Líder do ANIME (Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia, Imaginário e Educação), atuando na área de Antropologia Educacional e Filosofia da Educação, com interesse nos seguintes temas: africanidades, filosofia africana; imaginário afro-brasileiro; diversidade étnico-racial e socioantropologia do cotidiano.

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Published
2020-04-29
How to Cite
Silva, J. A. do N., & Oliveira, J. M. de. (2020). A construção da autoestima e afirmação das identidades negras nas crianças quilombolas. Argumentos Pró-Educação, 5. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v5.e621
Issue
Section
Dossiê